Bodø/Glimt se classifica pela primeira vez na história à Liga dos CampeõesReprodução / X @Glimt

Europa - Bodø/Glimt, da Noruega, Kairati Almaty, do Cazaquistão e Pafos, do Chipre, se classificaram pela primeira vez para a fase de liga da Liga dos Campeões nesta terça-feira (26). Vindos dos playoffs, os três se juntam ao seleto grupo de 36 equipes na próxima etapa. Sobram ainda quatro vagas, que serão preenchidas nesta quarta-feira (27).
Com mais participantes que o formato de fase de grupos, a fase de liga abre espaço para nações alternativas participarem da maior competição continental da Europa. A nova fórmula do torneio foi instaurada na temporada passada na temporada passada e já protagonizou a primeira participação de cinco times no total. Além dos três desta edição, Brest, da França e Girona, da Espanha estrearam em 24/25.

Polo norte 

O Bodø/Glimt segue fazendo história no cenário europeu. Sensação norueguesa com quatro títulos nos últimos cinco anos, o clube será o primeiro do polo norte a chegar na Liga dos Campeões. A equipe é de Bodo, no norte da Noruega, que fica situado a 90 km dentro do Círculo Polar Ártico.
Nos últimos anos, o Bodø/Glimt está se familiarizando com competições continentais. Na última temporada, os "amarelos" foram os primeiros de seu país a alcançar as semifinais de algum torneio europeu. Entre os quatro últimos da Liga Europa, o time eliminou tradicionais equipes como o Olympiakos, da Grécia, e a Lazio, da Itália.
Se aproveitando de sua casa na ida, na semana passada, o clube goleou o austríaco Sturm Graz por 5 a 0. Na partida protocolar desta terça (26), foi derrotado por 2 a 1, o que ocasionou um agregado elástico de 6 a 2.

Europeu na Ásia

Situado no Cazaquistão, o Kairati Almaty se classificou de forma emocionante. Em dois empates sem gols, o goleiro Temirlan Anarbekov foi decisivo ao defender três cobranças de pênalti do Celtic, tradicional equipe escocesa. 
Situado em Almaty, a 200 km da China, o clube disputa a UEFA mesmo sendo asiático. Desde 2002, o Cazaquistão se filiou à federação europeia para buscar maior competitividade e projeção internacional.
Será o segundo time do país a disputar a Liga dos Campeões. Em 15-16, o Astana avançou para a então fase de grupos.

Com toque brasileiro

O Pafos FC vive o maior momento de sua curta história. Fundado em 2014 no Chipre, o clube faturou a dobradinha nacional pela primeira vez na história na última temporada, ao vencer o Campeonato Cipriota e a Copa do país.
A equipe derrotou o campeão da competição, o sérvio Estrela Vermelha. Na ida, venceu por 2 a 1. Na volta, empatou em 1 a 1, aos 44 minutos do segundo tempo com gol do brasileiro Jajá. 
O clube conta com outro brasileiro, o recém-contratado David Luiz, que terá um retorno a maior competição da Europa. O zagueiro foi campeão em 2011/12, quando jogava pelo Chelsea.

Agenda 

As últimas quatro vagas serão decididas nesta quarta-feira (27). Às 13h45 (de Brasília), o Qarabag, do Azerbaijão, recebe o Ferencváros, da Hungria. Com vantagem de 3 a 1 conquistada na ida, os azeres decidem a classificação em casa.
Às 16h (também de Brasília), o Club Brugge enfrenta o Rangers, na Bélgica, após vitória por 3 a 1 na Escócia. O Benfica recebe o Fenerbahçe, em Lisboa, após empate sem gols na Turquia. Por fim, o Copenhague joga contra o Basileia, na Dinamarca, após empate 1 a 1 na Suíça.