Seleção Brasileira possui retrospecto positivo no MaracanãLucas Figueiredo / CBF

Rio - A Seleção volta a jogar no Maracanã nesta quinta-feira (4). Já classificado para a Copa do Mundo, o Brasil vai enfrentar o Chile a partir das 21h30, pela 17ª rodada das Eliminatórias. Apesar de um revés no último compromisso no estádio, por 1 a 0 para a Argentina em 2023, a Amarelinha tem um aproveitamento de aproximadamente de 77,7% no local. 
Ao todo no principal palco do futebol brasileiro, a Seleção tem 77 vitórias, 23 empates e nove derrotas, em 109 jogos. Além disso, o Brasil venceu duas Copas Américas (1989 e 2019) e a Copa das Confederações de 2013.
A Canarinho também conquistou o ouro olímpico, em 2016, no Maracanã. O triunfo foi histórico por se tratar da primeira vez que o país venceu na categoria em Jogos Olímpicos, se tornando campeão de todos os torneios que disputou entre nações.

Os 'hermanos'

O Maracanã, no entanto, também carrega dolorosas derrotas para os brasileiros. Principal algoz recente, a Argentina, além da vitória no último jogo no estádio em 2023, foi a única seleção que venceu uma final em cima do Brasil.
Em meio à pandemia, a Albiceleste venceu a Seleção por 1 a 0 e conquistou a Copa América de 2021. Foi o primeiro título oficial do Messi com a camisa argentina e fomentou a base que conquistaria a Copa do Mundo de 2022 no Catar.

A maior dor

Mesmo com a dolorosa derrota em 2021 para o maior rival, o maior trauma no estádio veio de uma derrota para o Uruguai.
Sediando a fase final da Copa do Mundo de 1950, o Maracanã, com mais de 200 mil pessoas, foi o palco do "Maracanazo". Podendo empatar para ser campeão, na última rodada do quadrangular final, o Brasil tomou uma virada e perdeu por 2 a 1 para o Uruguai.
Fato esse que mudou por completo a identidade brasileira. Apontado como uma das culpadas, a camisa branca, após a derrota, foi substituída pela icônica camisa amarela.

Agenda

Diante de muita história, o novo técnico Carlo Ancelotti tenta escrever a sua no comando da Amarelinha. Em seu terceiro jogo oficial, o italiano busca preparar a equipe para a disputa da Copa do Mundo de 2026.
Brasil e Chile se enfrentam na próxima quinta-feira (4), às 21h30 (de Brasília). A partida é válida pela 17ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas.