Marquinhos celebrou o bom momento defensivo da seleção brasileiraRafael Ribeiro / CBF

O trabalho de Carlo Ancelotti ainda está no início, e já apresenta alguns resultados relevantes, como retomar a segurança defensiva dos tempos de Tite. Não à toa, a seleção brasileira ainda não sofreu gol nos três jogos sob o comando do italiano, o que não acontecia desde março de 2022, com Tite.
"É bom demais, representa esse novo momento que estamos vivendo. Como zagueiro, fico muito feliz a cada jogo que não tomamos gol. Temos um poder ofensivo muito grande. Precisamos ter esse equilíbrio na defesa e criar as chances para crescer cada vez mais e reconquistar não só a confiança da torcida, mas a nossa também", celebrou Marquinhos.
Em que pese a fragilidade ofensiva de Chile e Paraguai - também passou em branco contra o Equador -, a marca ganha força diante do retrospecto recente. Antes de Ancelotti, foram 25 jogos com 31 gols sofridos e muitos problemas defensivos seja com Ramon Menezes, Fernando Diniz ou Dorival Júnior.
Não à toa, o técnico italiano alcançou metade das partidas que os times dos outros três, somados, não fora vazados: seis.
"Quando uma equipe defende bem, todos defendem bem. No futebol moderno está na mão dos jogadores da frente", avaliou o técnico.

Volta de Casemiro contribui

Em um ciclo difícil e cheio de problemas entre 2023 e 2025, a seleção brasileira também contou com o retorno de Casemiro para proteger os zagueiros. E o volante tem ajudado na retomada da solidez defensiva.
Mas o pensamento não é de acomodação com o desempenho recente. E a ideia é que há mais a melhorar para a Copa do Mundo de 2026.
"É um ponto de partida, não um ponto de chegada. Para sermos campeões, temos que trabalhar muito para melhorar e conquistar grandes coisas", avisou o capitão Marquinhos.

Jogos da Seleção com Ancelotti

Equador 0x0 Brasil - Eliminatórias
Brasil 1x0 Paraguai - Eliminatórias
Brasil 3x0 Chile - Eliminatórias

Última sequência sem sofrer gol em três jogos

Brasil 4x0 Paraguai - Eliminatórias (em 2/2/2022)
Brasil 4x0 Chile - Eliminatórias (em 24/3/2022)
Bolívia 0x4 Brasil - Eliminatórias (em 30/3/2022)