Seleção encerrou Eliminatórias com a pior campanha da história, mas será cabeça de chave na Copa do Mundo de 2026Daniel Miranda / AFP
Seleção encerra Eliminatórias da Copa de 2026 com pior campanha da história
Apesar do desempenho, Brasil será cabeça de chave no Mundial
Rio - A seleção brasileira encerrou a pior participação da sua história em Eliminatórias com derrota. O Brasil terminou a campanha, que ficou marcada por trocas de técnicos e muitas dúvidas, em quinto lugar com 28 pontos, com apenas 51% de aproveitamento — números bem diferentes das últimas duas edições visando as Copas de 2018 e 2022, sob o comando de Tite.
Apesar da pior campanha de sua história, a seleção brasileira será cabeça de chave na Copa do Mundo de 2026, já que está entre as nove melhores seleções do ranking da Fifa. Além do Brasil, que está em quinto lugar, a lista conta com Argentina, Espanha, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha. Vale lembrar que as Eliminatórias na Europa ainda estão em andamento.
Desde 1996, quando as Eliminatórias começaram a ser disputadas no formato atual com dez seleções se enfrentando em turno e returno, o Brasil nunca fez menos do que 30 pontos. O pior desempenho até então foi nas Eliminatórias da Copa de 2002, quando a seleção brasileira classificou em terceiro com 30 pontos e 55,6% de aproveitamento (9 vitórias, 3 empates e 6 derrotas).
No formato antigo, o Brasil teria que disputar a repescagem, já que ficou em quinto lugar. Porém, agora seis seleções classificam de forma direta, enquanto a sétima colocada vai para a repescagem. Se serve de esperança, o último título mundial aconteceu na Copa de 2002, justamente quando o Brasil deixou a desejar nas Eliminatórias com uma campanha bastante conturbada.





Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.