Entrevista coletiva de Renato GaúchoLucas Merçon/Fluminense FC

Rio - Renato Gaúcho viu um domínio total do Fluminense sobre o Bahia no jogo desta quarta-feira (10), que terminou com vitória dos cariocas por 2 a 0 e, consequentemente, classificação para a semifinal da Copa do Brasil. Ao analisar a atuação do time, o técnico citou a importância de dar folga para os jogadores em parte da data Fifa e deu destaque para o período livre para treinos.
"Temos que valorizar bastante a nossa classificação. Muita gente critica o meu grupo. Nós pegamos nas oitavas o Internacional, que é uma potência do futebol brasileiro, e eliminamos. Depois, pegamos o Bahia nas quartas e eliminamos. Acima de tudo, tem que dar os parabéns para o meu grupo, continuar acreditando. Estamos andando em três competições e não é nada fácil. Tivemos a data Fifa e dei quatro dias de folga para o grupo, porque eles precisavam. Estávamos numa sequência direta desde a Copa do Mundo (de Clubes)".
"Tive a oportunidade de treinar quatro, cinco dias, principalmente a parte tática. Resultou hoje... Foi um domínio total do Fluminense sobre o Bahia. Tivemos tempo durante a semana para treinar a bola parada, jogadas ensaiadas. Fizemos bastante isso na última segunda-feira, e o gol saiu da bola parada. Tem muitos clubes que levam vantagem num momento porque jogam uma vez por semana. A gente vem numa sequência a cada três dias disputando jogos decisivos em três competições, fora o desgaste da Copa do Mundo".
Os gols do jogo saíram na etapa complementar. Canobbio abriu o placar aos dez minutos, de pênalti. Já na reta final, aos 39, Thiago Silva anotou de cabeça o segundo gol do Fluminense. Com a vitória nesta quarta (10), o Tricolor Carioca virou no placar agregado, já que o Bahia conquistou o triunfo por 1 a 0 na ida
"Sabíamos que o Bahia iria jogar numa linha de 4-5-1, se defender bem, como costumam fazer. Por isso, treinamos bastante a parte tática para quebrar as linhas deles. Não quebramos tanto no primeiro tempo, mudamos a maneira de jogar no segundo. Conseguimos quebrar e conseguimos achar os espaços que treinamos e conseguimos os fazer os dois gols. Quando falo que a gente precisa de vez em quando de tempo a mais para treinar é isso".
"São seres humanos. Por isso que eu mudo a equipe, para não perder ninguém, procuro dar oportunidades para todo mundo, é necessário mesclar. Senão, ninguém aguenta. Hoje, o Fluminense, mais uma vez, foi superior ao Bahia. Já tinha gostado e elogiado bastante a minha lá em Salvador. Na minha opinião, nós fomos melhores que o Bahia lá também. Medimos força com um grande clube do futebol brasileiro e eliminados. Meu grupo está de parabéns por tudo que fez, pela concentração, pelo foco que teve durante os 90 minutos. Hoje o pessoal ficou focado o tempo todo, foi o que eu mais cobrei deles durante esses dias".
Renato Gaúcho também rasgou elogios ao capitão do Tricolor Carioca, Thiago Silva, um dos protagonistas da noite. O treinador ainda defendeu que o zagueiro merecia disputar mais uma Copa do Mundo.
"Não gosto de falar de ninguém individualmente, mas me dá prazer ver o Thiago Silva jogar. Foi um monstro de novo. É um líder. Quando falo que ainda merece disputar uma Copa do Mundo, não falo à toa. Hoje ele deu mais uma aula de futebol".