Reinaldo comandou o Maricá em um ano marcante com estreias no Carioca e Série D do BrasileirãoBruno Maia / Comunicação Maricá FC

Rio - O Maricá viveu um capítulo especial de sua história em 2025. O Tsunami disputou pela primeira vez o Carioca e a Série D do Brasileirão, além de brigar por mais um título da Copa Rio. À frente da equipe e garantido para 2026, o técnico Reinaldo fez um balanço positivo da temporada. Apesar da falta de títulos, o treinador destacou que houve uma evolução e projetou crescimento para o próximo ano.
"Foi a primeira vez do clube na elite do Carioca. Sabíamos das dificuldades. Foi uma participação muito positiva. Iniciamos muito bem nas primeiras quatro rodadas, sempre liderando ou em segundo lugar. Depois da quinta rodada, tivemos uma desaceleração, que eu vejo como normal. Os outros times também cresceram e os grandes começaram a utilizar seus jogadores principais. Então, eu acho que o saldo foi muito positivo, conseguimos o objetivo do clube, que era a permanência na primeira divisão", disse.
Além de estrear na elite do Carioca, o Maricá viveu outro marco em sua história em 2025. Pela primeira vez, o Tsunami disputou a Série D do Brasileirão. Em sete anos de história, foi a segunda vez que o clube jogou um torneio nacional — disputou a Copa do Brasil em 2022. Logo na primeira experiência, alcançou a segunda fase, onde foi eliminado pela Aparecidense, que fez a melhor campanha da primeira fase.
"Fizemos um campeonato muito digno. Saímos na última bola do jogo de volta, fora de casa, depois de duas grandes partidas contra um adversário que fez a melhor campanha da primeira fase e com o melhor ataque da competição. Infelizmente, um detalhe nos tirou do campeonato. Mas entramos para a história do clube. Competimos, jogamos de igual para igual, foi uma competição muito positiva", avaliou.
Além das estreias na elite do Carioca e na Série D do Brasileirão, o Maricá também defendeu o título da Copa Rio. Atual campeão, o Tsunami acabou sendo eliminado na semifinal diante da Portuguesa, que decidirá o título contra o America, no próximo sábado (20), no Luso-Brasileiro. Apesar da eliminação, Reinaldo destacou as lições do confronto contra um tricampeão da competição.
"Tínhamos todas as condições de chegar na final e buscar um bicampeonato. Infelizmente paramos na semifinal. O primeiro jogo foi muito truncado. Em um detalhe, acabamos perdendo. Na partida de volta, fomos o Maricá que a gente conhece, um time que performou, que jogou, que criou, teve situações claras de gols. Mas o adversário montou uma boa equipe, que tem muita tradição na competição, são tricampeões da Copa Rio, além de ser uma equipe centenária também. Tenho certeza de que essa experiência vai nos preparar para fazer um 2026 ainda melhor do que foi 2025", afirmou.
Por fim, Reinaldo pontuou os aprendizados de uma temporada marcante na história do Maricá. O treinador destacou a importância da evolução diária da equipe e da estrutura do clube, ressaltou o orgulho pelo trabalho realizado e acredita que o Tsunami vai desenvolver ainda mais em 2026.
"Evoluímos em todo o ano. Acredito que todo dia nós temos que buscar essa evolução. Não tenho dúvida de que nós vamos voltar melhores e mais preparados para fazer mais um grande ano. Não faria nada diferente. Tudo que eu pude fazer, eu fiz. Tudo que meus atletas puderam fazer, eles fizeram. Foi um ano muito positivo. Acho que o torcedor tem que ter orgulho do Maricá e do que vem sendo construído aqui nesses últimos três anos. Vamos trabalhar duro, porque sem dúvida 2026 vai ser um ano ainda melhor", finalizou.