Jogadores do Flamengo têm o Estudiantes como próximo desafio na LibertadoresGilvan de Souza/Flamengo

Flamengo e Estudiantes se enfrentam na quinta-feira (18), pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores, no Maracanã, para reviver uma rivalidade de 30 anos atrás. Após uma sequência de oito confrontos em sete anos, entre 1988 e 1994, todos pela Supercopa dos Campeões da Libertadores, os dois clubes se reencontram num confronto de vantagem rubro-negra e com fatos curiosos.
A começar por Carlinhos, único presente em todos os jogos. O histórico técnico do Flamengo, entre saídas e chegadas, comandou o time desde o primeiro encontro com o Estudiantes, o 1 a 1 na Argentina, em 1988, até o último, na derrota por 2 a 0 no país vizinho.

Jogos em Moça Bonita e Brasília

o Maracanã não foi o único estádio utilizado pelo Rubro-Negro. Pelo contrário, só foi o palco do confronto em duas ocasiões, em ambas com menos de 10 mil pessoas, segundo dados do site 'Flaestatística': na última vez em que se enfrentaram no Rio, apenas 2.929 pessoas estavam no estádio para ver o 0 a 0 em 1994, enquanto 8.653 acompanharam a vitória por 3 a 0, em 1988, com gols de Luís Henrique, Renato Gaúcho e Bebeto.
O Flamengo recebeu o adversário em Moça Bonita, estádio do Bangu, em 1992, porque o Maraca estava em obras e 1.072 viram a última vitória do clube sobre o Estudiantes, por 1 a 0, gol de Gaúcho.
Houve também um confronto entre os clubes no Mané Garrincha, em Brasília, com empate em 1 a 1 em 1991.
Em outra curiosidade de Flamengo x Estudiantes, o confronto na Argentina em 1992 terminou em pancadaria. Os jogadores rubro-negros tiveram que se retirar rapidamente de campo após uma confusão que começou com um torcedor argentino agredindo o árbitro da partida e envolveu jogadores brigando com a polícia.

Jogos do Flamengo como mandante contra o Estudiantes


Supercopa dos Campeões da Libertadores de 1994

Flamengo 0x0 Estudiantes, em 13/9/94, no Maracanã
Escalação do Flamengo: Gilmar; Charles Guerreiro, Gelson, Paulo Paiva e Serginho (Rodrigo Mendes); Fabinho, Hugo, Marquinhos (Wallace)e Nélio; Magno e Sávio. Técnico: Carlinhos.

Supercopa dos Campeões da Libertadores de 1992

Flamengo 1x0 Estudiantes, em 22/10/92, em Moça Bonita
O time rubro-negro foi: Gilmar; Cláudio, Júnior Baiano, Rogério e Piá; Marquinhos, Junior, Luís Antonio (Marcelinho Carioca) e Uidemar; Paulo Nunes e Gaúcho. Técnico: Carlinhos.


Supercopa dos campeões da Libertadores de 1991

Flamengo 1x1 Estudiantes, em 2/10/91, no Mané Garrincha (DF)
A escalação foi: Gilmar; Charles Guerreiro, Rogério, Wilson Gottardo e Piá; Uidemar (Marcelinho Carioca), Junior, Marquinhos e Zinho; Nélio e Gaúcho. Técnico: Carlinhos.


Supercopa dos campeões da Libertadores de 1988

Flamengo 3x0 Estudiantes, em 5/4/88, no Maracanã
O Flamengo jogou com: Zé Carlos; Jorginho, Zé Carlos, Edinho e Leonardo; Andrade, Ailton Luís Henrique (Henágio) e Zinho; Renato Gaúcho e Bebeto. Técnico: Carlinhos.