Paulo Soares, o 'Amigo', durante o programa 'SportsCenter'Reprodução/ESPN

Rio - O mundo da comunicação esportiva brasileira acordou triste com a morte de Paulo Soares, o 'Amigão', aos 63 anos. Por meio das redes sociais, jornalistas e clubes lamentaram a perda do profissional.
Paulo Soares dedicou mais de 30 anos de carreira à ESPN. Conhecido pelo carisma e bom humor, ele chegou à emissora em 1994, pouco depois da criação do canal no Brasil. Ele marcou uma geração apresentando o "SportsCenter" ao lado de Antero Greco, que morreu em maio de 2024.
Nos últimos anos, Paulo Soares passou por diversas cirurgias na coluna vertebral devido a problemas de dor e mobilidade. O corpo do jornalista será velado em uma cerimônia reservada, às 13h (de Brasília), no bairro Bela Vista, na capital paulista.

Veja as manifestações

JORNALISTAS
Galvão Bueno relembrou a parceria com Antero Greco: "Eram ótimos. Agora, também se foi! Em alguma dimensão o reencontro vai acontecer e a resenha será ótima! A TV esportiva está mais pobre hoje! Vai com Deus, Amigão!", escreveu.
 
 
O narrador Everaldo Marques, ex-ESPN e atualmente no Grupo Globo, deu destaque para o apelido de Paulo Soares: "Quem conhecia o Amigão rapidamente entendia o porquê do apelido. Generoso, afável, gentil. Exatamente a mesma pessoa no ar e fora dele".
Além disso, assim como Galvão, citou a parceria com Antero: "Vai reeditar no céu o Sportscenter que tanto alegrou nossas vidas. Que tristeza gigantesca. Que Deus conforte a família, os amigos e milhões de fãs", completou.
 
 
O jornalista José Trajano relembrou uma visita recente ao amigo: "Demos risadas, lembramos de histórias que passamos juntos, ele estava lutando, mas muito debilitado. Foram meses e meses de hospital, de sofrimento", escreveu José Trajano.
 
 
O comentarista Leonardo Bertozzi fez uma referência à narração de Paulo Soares no centésimo gol de Rogério Ceni: "Cem! Cem! Cem vezes te diria o quanto foi especial conhecer um ser humano tão doce, gentil, generoso. Te amo, do fundo do coração", escreveu.
 
 
Paulo Vinícius Coelho, o PVC, gravou um vídeo no Instagram. Ele relembrou histórias com Paulo Soares e destacou que o jornalismo esportivo está de luto: "Um monte de transmissões esportivas, campeonato italiano, campeonato inglês, de campeonato brasileiro, de paulista em transmissão de interior de São Paulo in loco. Rádio Bandeirantes eu fiz com ele. Final da Eurocopa 2000. Muito triste. Deixar aqui meu abraço para toda a família, para todos os amigos".
CLUBES
O Flamengo destacou a parceria com Antero Greco e o carisma do jornalista: "Ao lado de Antero Greco, formou uma das maiores duplas do jornalismo esportivo brasileiro, levando notícias com bom humor e emoção para milhões de apaixonados por futebol. Sua irreverência, talento e carisma marcaram época e conquistaram torcedores de todas as gerações".

O São Paulo, time do coração de Paulo Soares, também mandou uma mensagem: "Amigão, que era são-paulino, deixa um legado de profissionalismo, simpatia e amor ao esporte. Que sua memória siga viva nas lembranças e nos corações de todos que tiveram a honra de acompanhá-lo".

 
O Fluminense citou o legado deixado por Paulo Soares: "O Amigão faz parte do imaginário dos amantes do esporte no Brasil e deixa um legado enorme na história do jornalismo esportivo do país. Nossos sentimentos aos familiares, amigos e incontáveis fãs".

O Botafogo destacou que Paulo Soares é "um dos maiores nomes da comunicação brasileira".
O Vasco também se solidarizou com a morte do jornalista: "Profissional de enorme talento e carisma, Amigão marcou gerações de torcedores e amantes do esporte com sua forma única de comunicar, sempre pautada pela leveza, simpatia e paixão pelo futebol. Sua voz inconfundível ficará para sempre na memória de todos que acompanharam suas transmissões e comentários ao longo de uma carreira brilhante".