Zayed Charity Run será realizada no Rio de Janeiro pela primeira vezDivulgação/Zayed Charity Run

Rio - A Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), recebe, pela primeira vez, a "Zayed Charity Run – Run for Kindness", corrida beneficente internacional que conecta esporte e solidariedade. A prova de rua será realizada neste domingo (5), com largada às 7h (de Brasília), e terá as distâncias de 5 km (Posto 6 ao Posto 2, ida e volta) e 10 km (duas voltas no mesmo trajeto). As 3 mil inscrições foram adquiridas com antecedência.
Além do caráter solidário, a Zayed Charity Run valoriza o desempenho esportivo com uma das maiores premiações do calendário nacional. Serão R$ 137.500,00 distribuídos entre as categorias masculina e feminina, nos percursos de 5 km e 10 km, com troféus para os três primeiros colocados e medalhas de participação para todos.
Criada em 2001 nos Emirados Árabes Unidos, a prova homenageia o legado do Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, fundador e primeiro presidente do país. Ele é reconhecido mundialmente como o "Sábio dos Árabes" por sua liderança humanitária e compromisso com a paz, a tolerância e a empatia entre os povos. O evento carrega o lema internacional Run for Kindness — expressão que significa "Corrida pela Bondade" —, símbolo da união entre esporte e compaixão como instrumentos de transformação social.
A iniciativa chega ao Brasil após o sucesso em cidades como Abu Dhabi, Nova Iorque, Cairo, Miami e Pequim, reforçando seu caráter global. Com a mensagem "Cada passo é um gesto de solidariedade", a corrida é aberta a todos — atletas profissionais, amadores, famílias e pessoas com deficiência — e consolida-se como uma celebração mundial de união, generosidade e esperança. A prova também contará com as categorias PCD e 60+, reafirmando o compromisso com a inclusão e a igualdade de oportunidades.
No Rio de Janeiro, os recursos arrecadados serão destinados ao Rio Solidário, organização sem fins lucrativos que promove inclusão social e redução das desigualdades, com foco em crianças, adolescentes, mulheres e famílias em situação de vulnerabilidade.