Nova edição do 'FutBattle' terá oito etapas em diferentes regiões do paísDivulgação / FutBattle

A segunda temporada do FutBattle, um torneio de futebol 1v1 (um contra um) que pretende impactar jovens carentes em comunidades pelo país, estreia neste sábado (4), às 19h (de Brasília), no Centro Esportivo Caio Alexandre, em Duque de Caxias. A competição, que contará com oito etapas em diferentes regiões, terminará só no dia 7 de março de 2026, com decisão na Vila Olímpica do Rio de Janeiro. A premiação mínima para o grande campeão é de R$ 20 mil - pode aumentar dependendo da arrecadação durante as partidas.

A ideia foi do francês Saul Lefevre, o primeiro empreendedor a difundir uma disputa neste formato no Brasil. "Quando percebi que a cena do X1 era gigantesca, isso me inspirou ainda mais a transformar a modalidade em algo maior: um verdadeiro projeto com valores fortes, com o objetivo de gerar oportunidades e tentar mudar o máximo de vidas possível", explicou, em entrevista ao DIA.
"É uma ponte entre o sonho e a realidade. Queremos formar atletas, sim, mas principalmente cidadãos com mais oportunidades de vencer na vida", reforçou.

A edição inicial do FutBattle ocorreu somente em território carioca. Agora, em 2025, chegará a São Paulo e a Minas Gerais, além de seguir firme no Rio de Janeiro - em comunidades como Complexo do Alemão, Nova Holanda, Salgueiro, entre outras.

"Nosso objetivo é levar o projeto para novas cidades, envolvendo ainda mais jovens e realizando sonhos. Acreditamos que o futebol 1v1 tem um potencial enorme de revelar talentos", disse Daniél Magalhães, representante da modalidade.

"Queremos impactar ainda mais, levar o futebol 1v1 como uma ferramenta de mudança de vida para todos os cantos do Brasil. Estamos em busca da próxima joia do futebol brasileiro – e temos certeza de que está em alguma dessas comunidades", contou Saul Lefevre.

Entenda as principais regras do jogo

O FutBattle é realizado em metade de um campo society ou oficial - não pode ser em quadras de futsal. A cada partida, no mínimo dois goleiros neutros se revezam. O duelo tem ataques alternados, com 15 segundos para cada jogador concluir o lance.

O gol vale um ponto e, a defesa bem-sucedida (roubo de bola ou chute para fora), meio ponto. Em caso de anti-jogo - finalizar para fora intencionalmente ou dar menos de dois toques antes de bater em direção à meta -, o advesário também ganha meio ponto. Empates são resolvidos no shootout.

Cada falta é sinalizada com um cartão amarelo. Ao receber dois, o adversário pode automaticamente cobrar um pênalti. O vermelho gera desclassificação imediata. Há VAR a partir das quartas de final e cada atleta tem direito a solicitar um desafio por confronto. Se o pedido for indeferido, perde a possibilidade de pedir novas revisões. Se for atendido, o direito de revisão é mantido.

Sistema de pontuação

Na fase classificatória, cada jogador terá três ataques. Quem fizer mais pontos avança. Na segunda etapa, vence o atleta que somar dois pontos primeiro. Depois, nas quartas, três, nas semifinais, quatro e, na final, cinco.

Presenças ilustres em apoio ao FutBattle

Entre as novidades da segunda edição, está prevista uma etapa especial em São Paulo, com a presença de Lewis Hamilton, heptacampeão mundial de Fórmula 1. O piloto britânico participará em parceria com a Puma.
"Eu me sinto grato, esperançoso e cada vez mais motivado na certeza de que esse reconhecimento sinaliza que estamos trabalhando na direção certa e da forma como devemos para conseguir atingir o nosso propósito social e profissional", ponderou Daniél Magalhães.

Além dele, jogadores profissionais de futebol pretendem apoiar a causa: Yuri Alberto e Luiz Gustavo, do Corinthians, JP Chermont e Ketlen Wiggers, do Santos, Bia Menezes, do São Paulo, e Lucas Barbosa, do Red Bull Bragantino, estarão presentes.

Ações especiais

A nova temporada do FutBattle contará com scouts e agentes licenciados pela Fifa e pela CBF. Além disso, a categoria infantil será implementada e acontecerá um desafio com influenciadores.

Algumas ações também estão previstas, como o sorteio de camisas autografadas por Éder Militão e Vini Jr, do Real Madrid, a reforma de campos e quadras nas comunidades participantes e a arrecadação de mais de uma tonelada de alimentos.

Onde assistir?

Os duelos serão transmitidos ao vivo em redes sociais como YouTube, Twitch e TikTok, com o apoio de influenciadores parceiros. Também serão produzidos documentários, entrevistas e bastidores para contar a história dos jogadores.