Nova edição do 'FutBattle' terá oito etapas em diferentes regiões do paísDivulgação / FutBattle
A ideia foi do francês Saul Lefevre, o primeiro empreendedor a difundir uma disputa neste formato no Brasil. "Quando percebi que a cena do X1 era gigantesca, isso me inspirou ainda mais a transformar a modalidade em algo maior: um verdadeiro projeto com valores fortes, com o objetivo de gerar oportunidades e tentar mudar o máximo de vidas possível", explicou, em entrevista ao DIA.
A edição inicial do FutBattle ocorreu somente em território carioca. Agora, em 2025, chegará a São Paulo e a Minas Gerais, além de seguir firme no Rio de Janeiro - em comunidades como Complexo do Alemão, Nova Holanda, Salgueiro, entre outras.
"Nosso objetivo é levar o projeto para novas cidades, envolvendo ainda mais jovens e realizando sonhos. Acreditamos que o futebol 1v1 tem um potencial enorme de revelar talentos", disse Daniél Magalhães, representante da modalidade.
"Queremos impactar ainda mais, levar o futebol 1v1 como uma ferramenta de mudança de vida para todos os cantos do Brasil. Estamos em busca da próxima joia do futebol brasileiro – e temos certeza de que está em alguma dessas comunidades", contou Saul Lefevre.
Entenda as principais regras do jogo
O gol vale um ponto e, a defesa bem-sucedida (roubo de bola ou chute para fora), meio ponto. Em caso de anti-jogo - finalizar para fora intencionalmente ou dar menos de dois toques antes de bater em direção à meta -, o advesário também ganha meio ponto. Empates são resolvidos no shootout.
Cada falta é sinalizada com um cartão amarelo. Ao receber dois, o adversário pode automaticamente cobrar um pênalti. O vermelho gera desclassificação imediata. Há VAR a partir das quartas de final e cada atleta tem direito a solicitar um desafio por confronto. Se o pedido for indeferido, perde a possibilidade de pedir novas revisões. Se for atendido, o direito de revisão é mantido.
Sistema de pontuação
Presenças ilustres em apoio ao FutBattle
Além dele, jogadores profissionais de futebol pretendem apoiar a causa: Yuri Alberto e Luiz Gustavo, do Corinthians, JP Chermont e Ketlen Wiggers, do Santos, Bia Menezes, do São Paulo, e Lucas Barbosa, do Red Bull Bragantino, estarão presentes.
Ações especiais
Algumas ações também estão previstas, como o sorteio de camisas autografadas por Éder Militão e Vini Jr, do Real Madrid, a reforma de campos e quadras nas comunidades participantes e a arrecadação de mais de uma tonelada de alimentos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.