Oscar Piastri não participou da festa do título de construtores da McLaren após o GP de SingapuraLillian Suwanrumpha / AFP
Piastri fica irritado com Norris após batida e não participa de festa do título da McLaren
Incidente entre os pilotos ocorreu após a largada
Rio - O clima azedou entre os pilotos da McLaren após o GP de Singapura. Insatisfeito com a postura da equipe após sofrer um contato de Lando Norris na terceira curva logo após a largada, Oscar Piastri não participou da festa do título de construtores, neste domingo (5), depois da corrida no Circuito de Marina Bay.
Na largada, Lando Norris saiu de quinto para terceiro lugar após ultrapassar Kimi Antonelli, da Mercedes, e o próprio companheiro de equipe Oscar Piastri. Eles passaram lado a lado nas primeiras duas curvas, mas na tentativa de aproximar do segundo colocado Mx Verstappen, o britânico teve contato com o australiano.
Na tentativa de aproximar de Verstappen, Norris sofreu um dano na parte da frente. Porém, o contato em Piastri fez o australiano sofrer um dano maior na asa dianteira. O líder do campeonato não conseguiu se recuperar e terminou em quarto lugar, enquanto o britânico foi ao pódio, em terceiro.
Durante toda a corrida, Piastri mostrou insatisfação com a postura da equipe, que isentou Norris da batida. O australiano alegou que não houve "espírito de equipe" do britânico e discordou da decisão dos comissários da prova, que não puniram o seu companheiro. Além disso, também reclamou da própria McLaren.
"Estamos bem com Lando (Norris) me empurrando pra fora do caminho dele? O que é isso?", questionou Piastri logo após sofrer o contato.
Engenheiro de Piastri, Tom Stallard avisou que a equipe estava analisando o incidente com mais atenção e pediu para o jovem focar na corrida. Depois, informou que a McLaren entendeu que a colisão foi por causa da tentativa do Norris em evitar contato com Verstappen.
"Se para evitar outro carro ele (Lando Norris) precisa bater no próprio colega de equipe, então é um trabalho de m...", rebateu Piastri.
Após a prova, Piastri desligou o rádio enquanto o CEO da McLaren, Zak Brown, o parabenizava pela contribuição ao título da equipe. Depois da celebração no pódio, o australiano não participou da festa do título. Ele esteve presente no festejo nos boxes, mas não participou da celebração oficial.
A bronca de Piastri é, principalmente, com as "regras papaia". A McLaren possui uma filosofia de que os pilotos são livres para disputar posições, mas devem se respeitar e jogar limpo, sem toques. Em Singapura, no entanto, a equipe minimizou a colisão de Norris no australiano.
Apesar do quarto lugar em Singapura, Piastri permanece na liderança do mundial de pilotos com 326 pontos. Já Norris, por sua vez, é o segundo colocado, agora com 314, e reduziu a diferença na disputa pelo título. Nos últimos três GPs, o britânico ficou à frente e, com isso, voltou a briga.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.