CBF divulga áudio de pênalti não marcado em Palmeiras e São PauloReprodução / CBFTV
CBF divulga áudio do VAR de pênalti não marcado em Palmeiras x São Paulo
Choque-Rei foi marcado por polêmicas de arbitragem
Rio - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta quinta-feira (9), o áudio do pênalti não marcado no clássico entre Palmeiras e São Paulo, que foi a grande polêmica da rodada.
A entidade recebeu autorização da Fifa para expor os chamados "lances sem revisão protocolar" nesta semana. De acordo com o áudio, tanto os assistentes no vídeo quanto o árbitro da partida, Ramon Abatti Abel, entenderam que, mesmo havendo contato, a infração não pode ser marcada, já que Allan, do Palmeiras, escorregou e assim acertou Tapia, do São Paulo.
"Escorregou, escorregou. Jogador escorrega e os dois estão olhando pra bola. Pode seguir. Pra mim escorrega e o jogador bate nele e cai, não tem nenhum tipo de entrada aqui. Pra mim foi um choque, o jogador escorrega, a bola está passando, jogador escorregou", disse Ramon Abatti.
"Uma bola que está saindo da área. O jogador do Palmeiras escorrega e ele tem o contato com o seu adversário. Totalmente acidental. É provocado justamente pelo escorregão", justificou Ilbert Estevam da Silva, responsável pelo VAR.
Por considerar uma ação não intencional do jogador do Verdão, os assistentes no VAR decidiram manter a decisão de campo. Além disso, a cabine de vídeo justificou que a bola estava indo para fora da área e o atleta do tricolor Paulista não tinha o domínio.
A CBF também divulgou o lance do possível cartão vermelho para Andreas Pereira por dividida em Marcos Antônio. Em áudio, a arbitragem de vídeo decidiu manter a decisão de Ramon Abatti Abel de não expulsão o atleta Alviverde. De acordo com eles, ao pisar na bola, antes de acertar a canela do jogador são paulino, o lance não se configura uma ação de conduta violenta ou jogo brusco grave.
"Ele pisa na bola e a sola pega depois", diz Ramon Abatti Abel, árbitro principal da partida.
"Ele pisa na bola para tentar jogar.... Tudo checado. Número 8 (Andreas Pereira), identidade confirmada do cartão amarelo", confirma Ilbert na cabine do VAR.
Ambos os lances geraram muita polêmica. O São Paulo vencia a partida por 2 a 0, mas levou a virada e perdeu por 3 a 2.
A CBF também divulgou os áudios de duas possíveis agressões de Gustavo Gómez, do Palmeiras, em Tapia.
O resultado impactou diretamente na disputa do título do Campeonato Brasileiro. Com a derrota do Flamengo por 1 a 0 para o Bahia, o Verdão assumiu a liderança pelo critério de número de vitórias. Ambos têm 55 pontos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.