Moeda comemorativa da Argentina tem o trajeto feito por Maradona em gol histórico na Copa de 1986Reprodução
Gol histórico de Maradona na Copa do Mundo vira moeda na Argentina
Homenagem acontece na semana em que craque completaria 65 anos
O Banco Central da Argentina lançou uma moeda especial em tributo a Diego Maradona, o maior ídolo do futebol do país. A peça celebra o golaço histórico marcado na vitória por 2 a 1 sobre a Inglaterra, nas quartas de final da Copa do Mundo de 1986, no México.
Homenagem ao ídolo eterno
O novo item faz parte da celebração dos 65 anos que o craque argentino faria na quinta-feira (30), se estivesse vivo. Um lado da moeda tem o trajeto percorrido por Maradona no lance que ficou conhecido como o “Gol do Século”.
Na jogada, o camisa 10 arrancou do campo de defesa, driblou meio time inglês e marcou um dos gols mais icônicos da história das Copas.
Na outra face, a moeda exibe uma bola e a inscrição "Copa Mundial de la Fifa 2026”. Feita de prata, ela pesa 27 gramas, mede 40 milímetros de diâmetro e tem valor nominal de dez pesos argentinos (cerca de R$ 0,03).
Com o lançamento, a Argentina participa pela sexta vez do Programa Internacional de Moedas Comemorativas da Fifa, repetindo iniciativas das últimas cinco edições da Copa do Mundo.
Jogo da Copa teve outro gol icônico
Antes de marcar o golaço, Maradona também fez outro lance que ficou marcado na história das Copas, conhecido como "La mano de Dios" (A mão de Deus, em português). No primeiro gol da Argentina, o craque tocou com a mão em disputa de bola com o goleiro Peter Shilton, enganando a arbitragem que pensou ter sido com a cabeça.
O craque morreu em 25 de novembro de 2020, aos 60 anos, após um ataque cardíaco em casa, em Dique Luján, na província de Buenos Aires.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.