Rio - A Fifa divulgou nesta quinta-feira (6) a lista de concorrentes ao prêmio The Best 2025, que premiará o melhor jogador e o melhor técnico do mundo na última temporada. Entre os indicados, apenas o atacante Raphinha, do Barcelona, é o único brasileiro entre os 11 concorrentes ao prêmio masculino, enquanto na lista de treinadores não há nenhum representante do país. A Fifa ainda não divulgou a data da cerimônia.
Na última temporada, Raphinha disputou 57 partidas, sendo 53 como titular, marcou 34 gols e deu 22 assistências, sendo o líder em participações em gols (56) do Barcelona. Além disso, terminou como artilheiro da Liga dos Campeões, com 13 gols, ao lado de Guirassy, do Borussia Dortmund, ajudando o Barça a chegar às semifinais da competição.
Finalistas de melhor jogador do The Best 2025
Ousmane Dembélé - Paris Saint-Germain Achraf Hakimi - Paris Saint-Germain Harry Kane - FC Bayern München Kylian Mbappé - Real Madrid Nuno Mendes - Paris Saint-Germain Cole Palmer - Chelsea Pedri - Barcelona Raphinha - Barcelona Mohamed Salah - Liverpool Vitinha - Paris Saint-Germain Lamine Yamal - Barcelona
Finalistas de melhor treinador do The Best 2025
Atual vencedor da categoria, o técnico italiano Carlo Ancelotti, que em 2024 conquistou a Liga dos Campeões com o Real Madrid e hoje comanda a seleção brasileira, está fora da disputa. Nomes como Luis Enrique, que levou o PSG ao título da Liga dos Campeões, e Enzo Maresca, que levou o Chelsea aos títulos da Liga Conferência e Mundial de Clubes, estão na disputa. Nenhum brasileiro está entre os indicados.
Arne Slot - Liverpool Roberto Martínez - Seleção de Portugal Enzo Maresca - Chelsea Hansi Flick - Barcelona Luis Enrique - Paris Saint-Germain Mikel Arteta - Arsenal Javier Aguirre - Seleção Mexicana
A Fifa também divulgou a lista de jogadores indicados para a seleção da temporada, com a presença de 10 brasileiros, junto com Raphinha. Estão entre os 88 concorrentes: Alisson (Liverpool), Fábio (Fluminense), Weverton (Palmeiras) e John (Botafogo); os zagueiros Thiago Silva (Fluminense), Marquinhos (Paris Saint-Germain), Gabriel Magalhães (Arsenal); e os atacantes João Pedro (Chelsea), Raphinha (Barcelona) e Luiz Henrique (Zenit).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.