Oscar Piastri conquistou a pole da corrida sprint do GP do CatarKarim Jaafar / AFP

Rio - Oscar Piastri deu sinais que ainda está vivo na disputa pelo título mundial da Fórmula 1. O piloto australiano da McLaren conquistou a pole position da corrida sprint do GP do Catar, nesta sexta-feira (28), no Circuito de Lusail, e terá a chance de reduzir a diferença para o rival e colega de equipe Lando Norris, que vai largar em terceiro atrás de George Russell, da Mercedes.
Líder do mundial de pilotos, Lando Norris liderou o único treino livre no Catar, mas ficou atrás de Oscar Piastri durante a classificação. Na última volta rápida, o britânico foi superado pelo compatriota George Russell, que conseguiu o segundo lugar. Ainda na briga pelo título, o tetracampeão Max Verstappen, da Red Bull, errou na última tentativa e amargou o sexto lugar.
Já a Ferrari deixou a desejar mais uma vez. Lewis Hamilton foi eliminado no SQ1 e vai largar em 18º lugar, na frente apenas de Pierre Gasly e Franco Colapinto, dupla da Alpine. Charles Leclerc, por sua vez, ficou em nono. O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, apresentou bom riitmo e terminou em 13º, uma posição na frente do companheiro de equipe Nico Hulkenberg.
A corrida sprint do GP do Catar será neste sábado (29), às 11h (de Brasília), no Circuito de Lusail. No mesmo dia, os pilotos voltam para a pista para a classificação da corrida, às 15h. A prova principal será realizada no domingo (30), às 13h, e pode definir o campeão da temporada. Lando Norris precisa fazer dois pontos a mais que Oscar Piastri e Max Verstappen em todo o fim de semana.

Veja a classificação da corrida sprint do GP do Catar:

1º - Oscar Piastri (McLaren)
2º - George Russell (Mercedes)
3º - Lando Norris (McLaren)
4º - Fernando Alonso (Aston Martin)
5º - Yuki Tsunoda (Red Bull)
6º - Max Verstappen (Red Bull)
7º - Kimi Antonelli (Mercedes)
8º - Carlos Sainz (Williams)
9º - Charles Leclerc (Ferrari)
10º - Alexander Albon (Williams)
11º - Isack Hadjar (Racing Bulls)
12º -  Oliver Bearman (Haas)
13º - Gabriel Bortoleto (Sauber)
14º - Nico Hulkenberg (Sauber)
15º - Esteban Ocon (Haas)
16º - Lance Stroll (Aston Martin)
17º - Liam Lawson (Racing Bulls)
18º - Lewis Hamilton (Ferrari)
19º - Pierre Gasly (Alpine)
20º - Franco Colapinto (Alpine)