Técnicos Fernando Diniz e Dorival Júnior tiveram decepções com a seleção brasileiraFotos de Matheus Lima/ Vasco e Rodrigo Coca / Ag. Corinthians
Últimos técnicos da Seleção, Diniz e Dorival se encontram em final da Copa do Brasil
Comandante do Vasco busca titulo inédito, enquanto o do Corinthians pode ganhar mais um
O confronto entre Vasco e Corinthians pelo título da Copa do Brasil tem como uma das atrações o confronto entre Fernando Diniz e Dorival Júnior. Os dois técnicos buscam reafirmação de seus trabalhos após as decepcionantes demissões no comando da seleção brasileira.
Em momentos distintos em suas carreiras, ambos sofreram muitos questionamentos sobre suas capacidades depois de desempenhos e resultados ruins quando estavam à frente do Brasil. E até mesmo nos próprios clubes atuais, diante de campanhas ruins no Brasileirão, com os vascaínos em 14º lugar e os corintianos em 13º.
Dorival, inclusive, assumiu no lugar de Diniz, que por sua vez foi o escolhido após a primeira tentativa frustrada de contratar Carlo Ancelotti. E o italiano chegou neste ano, com desempenhos e padrão de jogo que seus dois antecessores não conseguiram, o que fez aumentar as críticas.
Entre 2023 e 2024, a seleção brasileira colecionou marcas negativas com os dois, o que respingou ainda mais nas críticas aos profissionais brasileiros. Quis o destino que tanto o técnico do Vasco quanto o do Corinthians garantissem a vaga na final enfrentando adversários com estrangeiros no comando (Zubeldía e Leonardo Jardim).
Após os últimos anos de domínio de quem veio de fora, o futebol nacional volta a ter apenas brasileiros conquistando os principais títulos. Com Filipe Luís, do Flamengo, campeão da Libertadores e do Brasileirão, Diniz ou Dorival fechará essa lista com a Copa do Brasil.
"Os números para mim são muito importantes. Estamos sendo desrespeitados em todos os aspectos e todos os sentidos. Que nos respeitem um pouco mais. Que os treinadores sejam um pouco mais observados, analisados, porque temos capacidade, qualidades. Acho a integração muito importante, mas espero um respeito um pouco maior da imprensa brasileira de modo geral", desabafou o técnico do Corinthians após a classificação.
Para Dorival, o clube paulista é o primeiro trabalho após a demissão da Seleção. E terá a primeira chance de ser campeão desde então, justamente na Copa do Brasil, que conquistou nas últimas temporadas por Flamengo (em 2022, além da Libertadores) e São Paulo (em 2023), antes de ser contratado pela CBF.
Já o técnico do Vasco ainda busca a consolidação diante dos muitos questionamentos que recebe e após o ano mágico de 2023. Campeão da Libertadores pelo Fluminense, com quem dividiu a Seleção, ele viu o sonho virar pesadelo em 2024.
Depois da demissão logo no início do ano passado, ainda conquistou a Recopa, mas a má campanha no início do Brasileirão o fez cair também no Tricolor, no meio do ano passado. A rápida e má experiência no Cruzeiro reacendeu os questionamentos sobre o trabalho de Fernando Diniz.
E, no Vasco, viveu altos e muitos baixos desde que chegou, até a campanha histórica na Copa do Brasil. Agora, ele busca o primeiro título nacional e o quinto na carreira (tem até o momento os dois torneios continentais e outros dois Cariocas).
"O mais importante de tudo é que o Vasco está na final. Os jogadores e a gente, comissão, tudo isso é uma consequência. O que todo mundo está muito conectado, junto à torcida, é a possibilidade do Vasco chegar numa final e ter a chance de trazer essa alegria que a torcida merece. O resto vai vir como consequência”, comentou.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.