Victor Cuesta comemora gol marcado na vitória do BotafogoVitor Silva/Botafogo

O Botafogo fez o dever de casa e conquistou a vaga na decisão da Taça Rio. Nesta segunda-feira, 27, o Alvinegro bateu a Portuguesa por 3 a 1 no Estádio Raulino de Oliveira, em partida válida pelo jogo da volta da semifinal. Eduardo, Victor Cuesta e Raí fizeram os gols da vitória do Glorioso. Elicley marcou pelo lado da Lusa.
O adversário do Alvinegro na final será o Audax, que passou pelo Nova Iguaçu. O jogo de ida da decisão acontece no domingo, às 18h, em local ainda a ser definido.

O JOGO

Em busca da vitória para tentar afastar a crise e respirar na temporada, o Botafogo começou melhor na partida. Em menos de 15 minutos, o time de Luís Castro chegou a criar duas boas chances de marcar. No entanto, foi na falha da Lusa que o Alvinegro abriu o placar no Raulino de Oliveira. Aos 27, o goleiro Bruno demorou a despachar a bola e foi travado por Tiquinho Soares. A posse, então, ficou com Eduardo, que teve tranquilidade para dominar, ajeitar e bater no canto. 
Pouco depois, o Glorioso teve uma ótima oportunidade para ampliar a vantagem. Aos 31, Tiquinho Soares descolou ótimo lançamento para Lucas Piazon, que invadiu a área pelo lado direito e ficou cara a cara com o goleiro. No entanto, o meio-campista bateu rasteiro e no meio, o que facilitou a defesa de Bruno. 
Mesmo com o cenário adverso, a Lusa não desistiu: finalmente criou boas jogadas e acabou premiada com o empate. Aos 45 minutos, Yuri passou por Di Plácido e cruzou rasteiro na área. A bola passou pela linha de defesa do Botafogo e caiu nos pés de Elicley. O atacante dominou e bateu forte no canto esquerdo da meta defendida por Lucas Perri.
Na segundo tempo, o Glorioso demorou a engrenar e viu a Portuguesa passar muito perto da virada. Aos seis minutos, Elicley foi lançado em profundidade pelo direito, nas costas da defesa, e ficou cara a cara com Lucas Perri, mas pegou mal na bola e mandou para fora.
Após o susto, o Botafogo começou a equilibrar a partida. Nesse cenário de melhora, a bola parada apareceu para colocar o Alvinegro em vantagem. Aos 24 minutos, Marçal cobrou escanteio na área, Carlos Alberto desviou, e Victor Cuesta apareceu livre no segundo poste para completar. 
Mais tarde, aos 37 minutos, o Glorioso matou o jogo. Em uma boa trama pelo lado esquerdo, Eduardo acionou Carlos Alberto pelo lado esquerdo, que cruzou na área. O goleiro Bruno até conseguiu o espalmar, mas a bola caiu nos pés de Raí. O garoto dominou e finalizou forte para dar números finais ao confronto. 
Selfie dos jogadores do Botafogo após gol marcado na vitória sobre a Portuguesa  - Vitor Silva/Botafogo
Selfie dos jogadores do Botafogo após gol marcado na vitória sobre a Portuguesa Vitor Silva/Botafogo
  

FICHA TÉCNICA

Botafogo x Portuguesa

Data e Hora: 27/03/2023, às 20h
Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Árbitro: Alex Gomes Stefano

Cartões amarelos: Di Plácido e Tchê Tchê (BOT) / Feitosa e Elicley (POR)
Cartões vermelhos: -
Gols: Eduardo (1-0) (27'/1ºT) / Elicley (1-1) (45'/1ºT) / Victor Cuesta (2-1) (24'/2ºT) / Raí (3-1)(38'/2ºT)
BOTAFOGO (Técnico: Luís Castro)
Lucas Perr; Di Placido (Rafael, 33'/2ºT), Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Lucas Fernandes (Marlon Freitas, 12'/2ºT), Eduardo; Lucas Piazon (Raí, 12'/2ºT), Luis Henrique (Carlos Alberto, 12'/2ºT) e Tiquinho Soares.
PORTUGUESA (Técnico: Felipe Surian)
Bruno; Watson, Matheus Santos (Darlison, 33'/2ºT), Lucas e Yuri; Victor Feitosa, Anderson (Cafu, 41'/2ºT) e João Paulo (Fernandes, 33'/2ºT); Emerson Carioca (Elicley, 18'1ºT), Lucas Santos e Romarinho.