Bola parada eficiente vira arma para o ataque do Botafogo
11 dos 26 gols do Alvinegro até aqui na temporada vieram a partir de jogadas de bola parada
Botafogo x Brasiliense pela Copa do Brasil no Estadio Kleber Andrade. 15 de Marco de 2023, Cariacica, ES, Brasil. Foto: Vitor Silva/Botafogo.
Imagem protegida pela Lei do Direito Autoral Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Sendo proibido qualquer uso comercial, remunerado e manipulacao/alteracao da obra.
- Vítor Silva/Botafogo
Botafogo x Brasiliense pela Copa do Brasil no Estadio Kleber Andrade. 15 de Marco de 2023, Cariacica, ES, Brasil. Foto: Vitor Silva/Botafogo.
Imagem protegida pela Lei do Direito Autoral Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Sendo proibido qualquer uso comercial, remunerado e manipulacao/alteracao da obra.
Vítor Silva/Botafogo
Uma característica positiva se manteve intacta no Botafogo em meio às oscilações do time dentro de campo: as jogadas de bola parada. Até aqui em 2023, 11 dos 26 gols do Alvinegro vieram a partir de jogadas desse tipo.
Isso mostra que 42,3% dos tentos surgiram a partir de lances com bola parada. No total, seis vieram de cobranças de escanteio, quatro de batidas de faltas e uma de lateral.
Essa arma ofensiva, aliás, foi fundamental para o Botafogo avançar na Copa do Brasil. Na primeira fase, contra o Sergipe, o gol salvador de cabeça de Adryelson, que garantiu a classificação do Glorioso, veio após uma cobrança de escanteio batia por Piazon. Já na segunda fase, diante do Brasiliense, os quatro primeiros gols da vitória por 7 a 1 foram originados a partir de jogadas de bolas paradas.
"As dinâmicas de bola parada têm sido bem evidentes. Se olharmos para o ano passado, chegamos rapidamente a conclusão de que 50% das nossas finalizações foram em lances de bola parada. É uma coisa que trabalhamos muito e em grande volume ao longo da semana. Temos tirado dividendos disso, bons posicionamentos para atacar a bola, bons posicionamentos para defender bola. Temos estado bem nesse momento do jogo", disse Luís Castro, após a vitória sobre o Brasiliense.
Com esse trunfo, o Botafogo volta a campo na próxima quinta-feira, às 21h (de Brasília), para enfrentar o Magallanes-CHI no Estádio El Teniente. A partida é válida pela primeira rodada do Grupo A da Sul-Americana.
Veja a lista dos jogos em que a bola parada gerou gol para o Botafogo:
Volta Redonda 1x2 Botafogo - Cuesta, de cabeça, após cruzamento de escanteio de Daniel Borges.
Botafogo 2x0 Madureira -Gabriel Pires, de cabeça, após batida de falta de Lucas Piazon.
Boavista 0x4 Botafogo -Victor Sá aproveita um corte errado do goleiro após cobrança de escanteio de Marçal.
Botafogo 2x0 Bangu - Piazon bate escanteio na área, Cuesta desvia, e Tiquinho aparece no segundo poste para marcar o gol.
Sergipe 1x1 Botafogo - Adryelson, de cabeça, marca após batida de escanteio de Piazon.
Botafogo 7x1 Brasiliense - Danilo Barbosa, de cabeça, após batida de falta de Marçal na área. - Marçal cobra lateral na área, Adryelson desvia, o goleiro erra corte, e a bola sobra para Eduardo mandar para o fundo das redes. - Adryelson, de cabeça, marca após batida de escanteio de Marçal na área. - Cuesta, de cabeça, marca após cobrança de falta na área de Piazon.
Botafogo 3x1 Portuguesa - Marçal cobra escanteio na área, Carlos Alberto desvia, e Cuesta aparece para completar.
Audax 1x2 Botafogo - Gabriel Pires cobra falta rápida para Gustavo Sauer, que faz boa jogada individual e marca o gol da vitória.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.