Botafogo chegou a liderança da Copa Sul-Americana após a vitória sobre o César VallejoVitor Silva/Botafogo

Rio - Em boa fase na temporada e brigando pela liderança do Grupo A da Copa Sul-Americana, o Botafogo sofreu, mas conseguiu garantir os três pontos fora de casa. Na noite desta quinta-feira (25), no Estádio Manische, em Trujillo, o Botafogo venceu o César Vallejo pelo placar de 3 a 2 com gols de Victor Sá, Adryelson e Gustavo Sauer. A partida foi marcada por uma grande primeira etapa e um segundo tempo muito abaixo, que quase custou a vitória.
Com o resultado, o Botafogo ultrapassou a LDU (EQU) no saldo de gols e assumiu a liderança. O próximo compromisso do Glorioso pela competição será no dia 6/6, contra a própria equipe equatoriana, na altitude de Quito.

Contrariando as expectativas, o técnico Luís Castro levou a campo a equipe considerada titular, mas com uma alteração no ataque, que foi a saída de Júnior Santos para a entrada de Gustavo Sauer. Sem precisar de muita intensidade, o Glorioso foi fatal e garantiu o placar logo no primeiro tempo.

Aos 20 minutos, Marlon Freitas achou lindo lançamento nas costas da zaga para Victor Sá e o atacante domingou no peito, ajeitou o corpo e soltou uma bomba no alto para abrir o placar. Oito minutos depois, em bola parada, Marçal cruzou na cabeça de Adryelson e o zagueiro desviou no canto esquerdo.

Pressionando na zona intermediária e aguardado o erro do César Vallejo, o Botafogo conseguiu fazer rápido o terceiro gol. Aos 36, após recuperação, Victor Sá tabelou com Eduardo e rolou para o meio da área. Quem chegou de trás foi Gustavo Sauer, finalizando rasteiro no lado direito d0 goleiro Grados.
Rotatividade no elenco
No retorno para a segunda etapa, Luís Castro optou por tirar alguns jogadores importantes para a equipe, como Victor Cuesta, Adryelson e Tchê Tchê, já visando a sequência no Campeonato Brasileiro. Com a dupla de zaga reserva, o Botafogo viu os peruanos diminuirem.

Aos 19 minutos, o César Vallejo construiu pelo lado direito e Vélez achou espaço para cruzar nas costas de Philipe Sampaio. O centroavante Mena se movimentou e nem precisou subir para cabecear no canto direito de Lucas Perri. O tento anotado colocou os donos da casa no jogo.

O César Vallejo acordou e viu campo para jogar, principalmente utilizando os lados do gramado. Assim, aos 32, Noronha avançou pelo lado esquerdo, olhou para a área visando o cruzamento, mas a bola pegou efeito e acabou encobrindo Lucas Perri e morrendo no fundo do gol. Jogo apertado.

Depois de sofrer o segundo gol, o Botafogo continuou sendo assustado e pouco conseguiu trabalhar a bola no campo de ataque. O César Vallejo seguiu na pressão, mas, sofrendo com cansaço, não conseguiu chegar ao empate.

O próximo compromisso do Botafogo será no próximo domingo (28), desta vez no Estádio Nilton Santos, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, às 19h (de Brasília), contra o América-MG. O Alvinegro é líder da competição, com 18 pontos em 21 disputados.
FICHA TÉCNICA
César Vallejo (PER) 2 x 3 Botafogo
Local: Estádio Manische, em Trujillo
Data e hora: quinta-feira (25/5), às 21h (de Brasília)
Arbirtragem: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Juan Pablo Belatti e Gabriel Chade (ARG)

Gols: Mena 19'/2ºT e Noronha 32'/2ºT (César Vallejo) / Victor Sá 20'/1ºT, Adryelson 30'/1ºT e Gustavo Sauer 36'/1ºT (Botafogo)
Cartões amarelos: Mena (César Vallejo) / Marçal e Victor Sá (Botafogo)

César Vallejo (PER): Grados; Quiñones, Ascues e Garcés; Santiago Torres, Ángel Roderíguez (Noronha), Quinteros, Ysique, Vélez (Olaya) e Ramírez; Mena. Técnico: Loco Abreu.

Botafogo: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson (Philipe Sampaio), Victor Cuesta (Segovia) e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê (Raí) e Eduardo (JP); Gustavo Sauer (Júnior Santos), Victor Sá e Tiquinho Soares. Técnico: Luís Castro.