Momento de união da 'Família Botafogo' Foto: Thiago Ribeiro/Botafogo.

Neste sábado, 03, o Botafogo enfrenta o Athletico na Arena da Baixada, às 18h30, em partida válida pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. O objetivo do Alvinegro, claro, é conseguir a vitória para disparar ainda mais na liderança. Nesse sentido, o sistema defensivo do time carioca se mostra como um importante trunfo para atingir a meta.
Num intervalo de apenas 14 dias, Botafogo e Athletico se enfrentaram duas vezes. O que chamou a atenção nos confrontos é que dos quatro tempos disputados, o Furacão só teve finalizações na direção do gol alvinegro em um. Veja os números abaixo:
ATHLETICO 3 x 2 BOTAFOGO
No jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, a estratégia do Glorioso funcionou com perfeição no primeiro tempo. O time de Luís Castro não permitiu uma finalização sequer ao gol de Lucas Perri e, no ataque, aproveitou as chances que teve para abrir 2 a 0 de vantagem no marcador. 
O cenário, contudo, mudou de figura na etapa complementar. O Furacão conseguiu ser mais efetivo e finalizou seis vezes na direção da meta alvinegra. O Botafogo acabou por sofrer três gols e levou a virada. 
BOTAFOGO 1 x 0 ATHLETICO
Aqui, no jogo da volta, o sistema defensivo teve uma atuação perfeita. O Botafogo não permitiu finalização na direção do uma vez sequer durante os 90 minutos de partida. Nesse cenário, o time até conseguiu o resultado positivo, mas acabou não sendo o suficiente para avançar na competição. Apesar da frustração pela queda na Copa do Brasil, o Glorioso mostrou que conhece os caminhos para frear o ataque do Furacão e construir a vitória.
"A gente queria muito ter classificado, a gente aprendeu com isso, a gente teve tempo para lamentar, para aprender com isso. Agora, já estamos totalmente focados no Brasileiro, na Sul-Americana. São grandes objetivos que nós temos nesse ano. Vamos para Curitiba pensando em fazer um jogo equilibrado, sempre buscando a vitória. Buscando a manutenção da liderança nossa no Campeonato Brasileiro, e focado sempre em melhorar. Nunca vamos recuar, nunca vamos desistir. Tenho certeza que tem muitas coisas boas para gente nesse ano", disse Lucas Perri, à Botafogo TV.
*Estatísticas retiradas do site SofaScore