Athletico e Botafogo se enfrentaram na Arena da BaixadaFoto: Vítor Silva/Botafogo

O Botafogo não repetiu a boa atuação do meio de semana e conheceu sua segunda derrota no Brasileirão. Neste sábado, 03, o Alvinegro perdeu para o Athletico por 1 a 0 na Arena da Baixada, em partida válida pela nona rodada do campeonato. Alex Santana, ex-jogador do Glorioso, fez valer a "Lei do Ex" e marcou o único gol do confronto.
Com o resultado, o Botafogo segue na liderança do Brasileirão, com 21 pontos, mas pode ver o Palmeiras diminuir a distância no domingo. Já o Athletico soma 15 pontos e subiu para o quarto lugar. 
Agora, o Glorioso vira a chave para a Sul-Americana. O time de Luís Castro volta a campo na próxima terça-feira, às 23h (de Brasília), para enfrentar a LDU no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador. A partida é válida pela quinta rodada do Grupo A da competição.

O JOGO

O começo de partida foi dinâmico na Arena da Baixada. As duas equipes pisaram o pé no acelerador e tiveram chances de abrir o placar. O cenário se manteve assim até por volta dos 15 minutos do primeiro tempo.
Depois disso, o ritmo do jogo desacelerou. O Botafogo já não conseguia chegar com qualidade ao campo de ataque, enquanto o Athletico tinha mais posse, mas também não assustava tanto.
Entretanto, para azar do Alvinegro, a "lei do ex" apareceu no Paraná. Aos 42 minutos, Vitor Roque pegou a sobra de um corte de Di Plácido e tocou mais atrás para Alex Santana. Livre de marcação, o meio-campista encheu o pé e acerto um míssil no ângulo da meta defendida por Lucas Perri, sem qualquer chance de defesa para o goleiro.
No retorno do intervalo, o Botafogo não conseguiu esboçar reação. O Glorioso teve muita dificuldade para criar e só conseguiu acertar uma finalização na direção do gol de Bento aos 28 minutos.
Por causa da dificuldade na criação, o técnico Luís Castro promoveu substituições para renovar o gás e colocar o time para frente. Nesse sentido, as alterações até melhoraram o volume ofensivo, mas não foi o suficiente, e o Alvinegro não conseguiu o empate. Já na reta final, os jogadores reclamaram de um possível pênalti em cima de Janderson, mas a arbitragem mandou o lance seguir. 

FICHA TÉCNICA

Athletico x Botafogo

Data e Hora: 03/05/2023, às 18h30
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Árbitro: Vinicius Goncalves Dias Araujo (SP)

Cartões amarelos: Alex Santana e Terans (CAP) / Kayque (BOT)
Cartões vermelhos: -
Gols: Alex Santana (1-0)(42'/1ºT)
ATHLETICO (Técnico: Paulo Turra)
Bento; Khellven, Zé Ivaldo, Pedro Henrique e Fernando; Hugo Moura, Alex Santana (Erick, 34'/2ºT) e Terans (Christian, 34'/2ºT); Canobbio (Rômulo, 40'/2ºT), Cuello e Vitor Roque (Thiago Andrade, 34'/2ºT).
BOTAFOGO (Técnico: Luís Castro)
Lucas Perr; Di Placido (Rafael, 33'/2ºT), Adryelson, Victor Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Tchê Tchê (Kayque, 26'/2ºT) e Lucas Fernandes (Victor Sá, 18'/2ºT); Júnior Santos (Lucas Piazon, 26'/2ºT), Luis Henrique (Janderson, 18'/2ºT) e Tiquinho Soares.