Bruno LageVitor Silva/ Botafogo

Rio - A Associação de Árbitros de Futebol do Brasil (Abrafut) divulgou uma nota oficial nas redes sociais criticando a postura do Botafogo, após a derrota por 1 a 0 para o Atlético-MG, em Belo Horizonte. Os alvinegros reclamaram bastante do gol anulado pela arbitragem marcado por Diego Costa. O técnico Bruno Lage chegou a colocar em xeque a honestidade das arbitragens no Brasileiro. A Abrafut afirmou que vai entrar com uma representação no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Sobre o gol anulado de Diego Costa, a associação afirmou que  o lance foi "anulado corretamente pelo árbitro assistente Bruno Pires". Além de Bruno Lage, o próprio atacante do Botafogo também foi citado na nota publicada pela Abrafut.
Confira a publicação da associação:
"É impressionante como é difícil pra algumas pessoas o enfrentamento da derrota, ainda que esse resultado esteja pautado nas regras do contexto em questão com transparência e retidão. No jogo entre Atlético Mineiro x Botafogo, um gol do Botafogo foi anulado corretamente pelo árbitro assistente Bruno Pires. Porém, mais uma vez a honestidade e dignidade do árbitro é questionada.
A arbitragem foi acusada pelo jogador Diego Costa de ter “metido a mão” na interpretação quanto a (sic) decisão. Logo, vamos então interpretar a fala do jogador “meter a mão “. O que ele quis dizer?

Outro posicionamento também lamentável foi o do técnico Lage: “Cheguei aqui há dois meses e sinto que há critérios muito diferentes em outros tipos de jogos. Dá sensação que se quer que o campeonato continue animado até o fim.” Continua: “Muitas coisas duvidosas e lances inexplicáveis têm beneficiado e prejudicado equipes.” O que ele está conjecturando?

É abominável que a arbitragem seja frequentemente colocada como vilã e vítima de acusações, as (sic) vezes de forma tênue e outras vezes claramente, como desonesta.
O lance foi de impedimento claro. O árbitro de campo e os árbitros do VAR, estão fazendo o trabalho deles guiados pela regra.

É inadmissível que esse tipo de imputação pública colocando a dignidade e a ética de um trabalhador continue impune. A ABRAFUT entrará com uma nota de infração no STJD.“