Botafogo ainda sonha com título brasileiro em 2023Vitor Silva/Botafogo

Rio - Mesmo concentrado na disputa do título brasileiro, o Botafogo teve motivos para comemorar a vitória do Cruzeiro por 1 a 0 sobre o Fortaleza, no último sábado (18), no Castelão, em jogo atrasado da 30ª rodada. Com a derrota do time nordestino, o Glorioso garantiu matematicamente vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil de 2024.
Assim como nos últimos anos, as equipes que se classificarem para a Libertadores de 2024 entrarão mais adiante na Copa do Brasil. Apesar do Botafogo ainda não ter se garantido na competição sul-americana, o time de melhor campanha no Brasileirão, além dos classificados, também conquista esse direito. Como a equipe carioca só pode ficar abaixo do 7º lugar se for ultrapassado por Fluminense ou São Paulo, que já têm suas vagas asseguradas, a vantagem está confirmada.
Além dos classificados para a Libertadores e do melhor colocado no Brasileirão, o Vitória, campeão da Série B, o Ceará, campeão da Copa do Nordeste, e o Goiás, campeão da Copa Verde, também disputarão a Copa do Brasil a partir da terceira fase.
Porém, antes de pensar em 2024, o Botafogo quer terminar o ano como campeão brasileiro. O Glorioso volta a campo na quinta-feira (23), às 19h, no Castelão, em jogo atrasado da 29ª rodada. O time carioca precisa de uma vitória para voltar à liderança e depender apenas de si nas últimas quatro rodadas do campeonato para ficar com o título.