Renato Paiva terá quase um mês de preparação para o Botafogo evoluirVitor Silva / Botafogo

Renato Paiva comandou o segundo treino do Botafogo nesta quarta-feira (5) e terá praticamente o mês de março todo para preparar a equipe para a estreia no Brasileirão de 2025. O trabalho de reconstrução após dois meses perdidos sem técnico passa principalmente no reajuste tático para que destaques de 2024 voltem a brilhar.
Muitos dos jogadores importantes para as conquistas da Libertadores e do Brasileirão ainda não conseguiram repetir o nível em 2025. Os casos que mais chamam a atenção são de Savarino, Igor Jesus e Alexander Barboza.
O venezuelano, uma das principais peças do esquema de Artur Jorge, ainda não conseguiu apresentar a mesma organização do ataque na nova temporada. Já o atacante participa pouco e não tem sido efetivo, enquanto o zagueiro não passa a mesma segurança.
Não são os únicos. Matheus Martins é outro que não fez boas apresentações em 2025, mas que ainda é visto com potencial para se firmar como titular. No meio, Marlon Freitas e Gregore têm ficado sobrecarregados defensivamente diante da desorganização nos jogos recentes.
A expectativa é que o Botafogo evolua e apresente uma melhor organização tática para que esses jogadores possam voltar ao bom futebol já no amistoso contra o Cruzeiro. A tendência é que o jogo ocorra no dia 15, após duas semanas de muito trabalho para recuperar o atual campeão da Libertadores.