Santiago Rodríguez em ação durante treino do Botafogo no CT LonierVítor Silva / Botafogo

Rio - Principal contratação do Botafogo para esta temporada, Santiago Rodríguez é mais um jogador que vem dos Estados Unidos. O meio-campista uruguaio era o grande destaque do New York City. Agora, o Glorioso espera que o novo camisa 23 possa repetir o sucesso de outros atletas trazidos da liga norte-americana.
Saiba como joga Santiago Rodríguez, reforço do Botafogo

No ano passado, quando o Alvinegro conquistou a Libertadores da América e o Campeonato Brasileiro, três pilares do time haviam sido buscados na MLS: Gregore, Savarino e Thiago Almada. O trio teve papel essencial ao longo das campanhas históricas.

Santiago Rodríguez é considerado o substituto ideal de Almada, que em janeiro foi para o Lyon, da França. Outro reforço ofensivo que veio da liga-norte americana foi Elias Manoel, do Real Salt Lake - uma aposta da diretoria devido ao baixo custo da transação (R$ 5,7 milhões).

Além dos nomes de sucesso, o Glorioso teve negociações frustradas com a MLS: o zagueiro canadense Moïse Bombito e o atacante colombiano Cucho Hernández. O clube procurou a contratação da dupla nas últimas janelas, mas não conseguiu fechar acordo.
Leia mais: Renato Paiva terá missão de recuperar jogadores do Botafogo

A expectativa é de que Santiago Rodríguez siga o mesmo caminho de Almada, Gregore e Savarino. Antes de ser comprado por quase R$ 100 milhões, o uruguaio viveu a melhor temporada de sua carreira no New York City, com 16 gols e seis assistências em 40 jogos.

Estreia no Campeonato Brasileiro

Apesar de ter sido anunciado pelo Botafogo no fim de fevereiro, Santiago Rodríguez só entrará em campo por jogos oficiais no Campeonato Brasileiro - devido à eliminação do time até da Taça Rio no Carioca. A competição nacional terá início no último fim de semana de março e o adversário do Glorioso na primeira rodada será o Palmeiras, no Allianz Parque.