O técnico Renato Paiva não vê o Botafogo como o grande favorito ao título do Campeonato Brasileiro de 2025. Em entrevista ao jornal português "A Bola", o treinador do atual campeão nacional apontou o rival Flamengo e o Palmeiras como os principais candidatos à conquista neste ano.
Renato Paiva destacou que o Flamengo conta com jogadores de alto nível tanto entre os titulares quanto entre os reservas, enquanto o Palmeiras trouxe bons nomes para a temporada. Porém, ele ressaltou que essa análise se baseia na teoria, que nem sempre se confirma no futebol. Por isso, seu objetivo é provar na prática que o Botafogo pode superar esses adversários.
"Na teoria e no investimento, sim (Flamengo e Palmeiras são favoritos no Brasileirão). Mas como a teoria muitas vezes é contrariada pela prática, nós queremos mostrar, na prática, que somos melhores que eles. Se vamos conseguir ou não, já não sei. O Flamengo tem duas equipes, o treinador olha para o banco e tem 11 do mesmo nível, o Palmeiras contratou dois ótimos jogadores, Paulinho e Vítor Roque, mais o Lucas Evangelista", disse o técnico.
Além de analisar o cenário da corrida pelo título em 2025, Renato Paiva relembrou sua passagem pelo Bahia em 2023 e acredita ser um treinador mais preparado hoje. Na época, ele conquistou o estadual, caiu nas quartas da Copa do Brasil e lutou contra o rebaixamento no Brasileirão, e depois se demitiu do comando do time baiano.
"Depois da minha experiência no Bahia, onde acho que fizemos um bom trabalho, ganhamos um título (estadual) e chegamos às quartas na Copa do Brasil. No Brasileirão, sim, sofremos mais. Sou um treinador muito mais preparado. Ainda que sejam realidades diferentes, peguei o Bahia uma reconstrução e vindo da Série B. Agora chego ao Botafogo campeão brasileira e da Libertadores, com plantel feito", afirmou.
Atual campeão, o Botafogo estreia no Brasileirão no próximo domingo (30), às 16h (de Brasília), contra o Palmeiras, no Allianz Parque. Esse será o primeiro jogo oficial do técnico português pelo time alvinegro. Durante o período sem jogos, ele comandou a equipe no jogo-treino contra o Cruzeiro e em amistoso contra o Novorizontino.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.