Botafogo não perde para o Palmeiras no Allianz Parque desde 2022Vítor Silva / Botafogo

Rio - O Botafogo se prepara para enfrentar o Palmeiras na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. As equipes vão medir forças no Allianz Parque, às 16h (de Brasília), neste domingo (30). Os alvinegros se apegam nas boas memórias recentes no estádio para iniciar a competição com o pé direito.
Leia mais: Botafogo encaminha a contratação de Mastriani, do Athletico-PR

De 2023 para cá, o Glorioso não perdeu na casa do Verdão. Além disso, fez história no ano passado com a classificação às quartas de final da Libertadores e com a emblemática vitória que praticamente selou o título brasileiro.

Nas oitavas do torneio continental, em agosto, com gols de Igor Jesus e Savarino, o duelo terminou empatado em 2 a 2, com uma pitada de emoção no fim - o Botafogo sofreu a virada nos últimos minutos, relembrando a traumática temporada retrasada, e a decisão iria para os pênaltis.
O árbitro, no entanto, foi chamado ao VAR e anulou o gol do Palmeiras, para a alegria dos botafoguenses, que comemoraram a classificação.
Leia mais: Técnico do Botafogo aponta favoritismo de Flamengo e Palmeiras no Brasileirão

Já pelo Brasileirão, três meses depois, o Glorioso teve atuação de gala no sintético do time paulista e venceu por 3 a 1, para abrir vantagem na liderança e viajar com maior tranquilidade rumo à decisão da Libertadores, disputada e vencida na sequência. Naquela oportunidade, Gregore, Savarino e Adryelson balançaram a rede.

Houve ainda o triunfo em 2023, por 1 a 0, com direito a gol de Tiquinho Soares e pênalti perdido por Raphael Veiga na reta final da segunda etapa. O Alvinegro, que à época liderava a competição nacional com folga, acabou perdendo o título. O duelo marcante foi, inclusive, a derrota de virada por 4 a 3 para o Palmeiras, em pleno Nilton Santos.
Leia mais: Botafogo pode voltar à carga por lateral grego, diz jornal português

Agora, o Botafogo busca seguir a escrita recente e criar novas boas memórias no Allianz Parque para iniciar bem a temporada. Será o primeiro jogo oficial e o grande teste sob o comando de Renato Paiva, novo técnico do time.