Rio – A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio da análise do VAR que levou à anulação do pênalti marcado a favor do Botafogo no primeiro tempo da derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro, no último domingo (3). Inicialmente, o árbitro Matheus Candançan assinalou a infração em campo, mas voltou atrás após revisar o lance no monitor.
A jogada aconteceu aos 31 minutos da primeira etapa, quando Artur caiu dentro da área após ser tocado por Lucas Romero. Pouco tempo depois, a revisão no monitor foi recomendada pelo árbitro de vídeo Gilberto Rodrigues Castro Junior.
Na conversa, Gilberto afirma que o camisa 7 do Glorioso "já está em projeção" e o contato "não é suficiente para queda". Candançan, então, analisou novamente as imagens e foi de acordo com o que foi dito.
Veja como foi a conversa
Gilberto Rodrigues Castro Junior (VAR): "O número 29 levanta o pé na altura do joelho do jogador. Preciso ver outro ângulo".
Gilberto Rodrigues Castro Junior (VAR): "Neste contato, o jogador já está em projeção e não impacta. É muito leve, ele já está em projeção. Esse contato não é suficiente para queda, ele já se projeta e o pé raspa a canela. Ele já está em projeção".
Gilberto Rodrigues Castro Junior (VAR): "Matheus, Gilberto falando. Sugiro revisão para possível não penal. O jogador se projeta, toca primeiro a bola, mas tem um pé que raspa e não causa impacto na ação".
Matheus Delgado Candançan (árbitro de campo): "Ok, estou ouvindo bem agora. Estou na área, pode soltar a imagem".
Matheus Delgado Candançan (árbitro de campo): "Giba, esse contato não é no momento do chute. Ele é num momento depois, posterior ao chute, quando ele está descendo a perna. Não é o que impacta a ação. Agora eu preciso de uma imagem aberta, em velocidade real, só para fechar. (…) Perfeito. Ele está descendo o pé, e o jogador de preto se projeta. Eu vou voltar com a decisão de bola ao chão para o goleiro, ok?".
Com a derrota, o Botafogo foi ultrapassado pelo Mirassol e caiu para a sétima colocação, com 26 pontos. Este foi o primeiro revés do clube carioca em casa após mais de um ano — a última havia sido justamente para o Cruzeiro, em julho de 2024, por 3 a 0.
Agora, a equipe comandada por Davide Ancelotti volta suas atenções para o Red Bull Bragantino, em duelo que vale vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. O jogo acontece na quarta-feira (6), às 19h (de Brasília), em Bragança Paulista.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.