Sob o comando de Davide Ancelotti, o Botafogo soma 39 pontos e ocupa a quarta posição na tabela do BrasileiroVítor Silva / Botafogo
Davide Ancelotti analisa declarações de ex-técnicos contra estrangeiros: 'Discussão antiga'
Treinador do Botafogo e filho de Carlo também estava presente no Fórum dos treinadores brasileiros
Rio - O técnico do Botafogo, Davide Ancelotti, estava presente no 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol, na terça-feira (4), quando Leão e Oswaldo de Oliveira emitiram suas opiniões sobre os comandantes estrangeiros no país. Filho de Carlo Ancelotti foi questionado, em entrevista coletiva após a vitória no clássico contra o Vasco, sobre o assunto e respondeu que "É uma discussão um pouco antiga".
"Tenho muito boa relação com vários treinadores do Brasil. Me acolheram muito bem, para todos os treinadores que vejo, falo com eles, foi tudo muito bem. Não tenho nenhum tipo de problema. É uma discussão um pouco antiga, há treinadores estrangeiros em todas as ligas do mundo, temos jogadores e treinadores de fora do país", disse.
As declarações de Emerson Leão e Oswaldo de Oliveira reacenderam o debate sobre a presença de técnicos estrangeiros no futebol brasileiro. Leão afirmou ser contrário à atuação de treinadores de fora no país e responsabilizou os próprios profissionais brasileiros pela “invasão” estrangeira.
Já Oswaldo disse, na ocasião, que preferia um técnico nacional, mas abriu exceção para Carlo Ancelotti, por quem demonstrou admiração. Após a repercussão negativa, Oswaldo se retratou, esclarecendo que foi mal interpretado e afirmou que não vai pedir desculpas por sua opinião.
Confira: Botafogo celebra evolução de Joaquin Correa: ‘Jogador mais importante nas últimas partidas’
Davide Ancelotti fez a comparação da situação no futebol brasileiro com a do Campeonato inglês, considerada a melhor liga do mundo. Desde a criação da Premier League em 1992, fase moderna da competição, nenhum treinador inglês foi campeão, além da seleção da Inglaterra estar com um estrangeiro, o alemão Thomas Tuchel.
"Se você olha a Premier League já não é o futebol inglês dos anos 90. É como a sociedade toda, há integração. Falar em 2025 de treinadores brasileiros e treinadores estrangeiros é uma coisa antiga", complementou.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.