Rhodolfo comemora gol da vitória do Flamengo - Gilvan de Souza / Flamengo
Rhodolfo comemora gol da vitória do FlamengoGilvan de Souza / Flamengo
Por Vitor Machado

Rio - Os erros e a falta de habilidade da arbitragem em administrar o clima de rivalidade roubaram a cena na vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Botafogo, no Nilton Santos. O gol do zagueiro Rhodolfo, que estava impedido, logo no início da partida, decidiu o clássico e permitiu que o Rubro-Negro dormisse na liderança isolada do Grupo B da Taça Rio — o Vasco, se vencer o Boavista hoje, empata com time de Paulo César Carpegiani. Já o Alvinegro, em quarto na Grupo C, terá apenas três rodadas para correr atrás do prejuízo.

“Não contamos com o fator de jogar em casa como podem fazer São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Cruzeiro... Viemos para a casa deles, com o gramado em péssimas condições porque teve antes o sub-20. Isso valoriza mais a nossa vitória”, afirmou Diego, que não concordou com a expulsão de Vinicius Junior: “Achei que ele escorregou, não vejo essa maldade no Vinicius.”

Galeria de Fotos

Rhodolfo comemora gol da vitória do Flamengo Gilvan de Souza / Flamengo
Flamengo derrotou o Botafogo por 1 a 0 no Engenhão Vitor Silva/SSPress/Botafogo.
Clássico no Engenhão foi bastante tenso Vitor Silva/SSPress/Botafogo.

O volante João Paulo deixou o campo indignado: “Difícil não entrar no mérito da arbitragem. Um gol impedido; o Jonas fez falta, o juiz deu cartão para o Dourado; e depois o Jonas tomou um amarelo que já era para ser expulso. Dominamos a maior parte do tempo contra uma equipe qualificada. Estamos numa sequência boa, temos que continuar assim.”

Jonas se defendeu: “Eu poderia ter recebido amarelo ali, mas depois fui na bola e ele me deu cartão. Quis justificar um erro com outro.”

Logo aos 3 minutos, Diego cobrou falta para Rhodolfo, em posição irregular, fazer o gol da vitória. Ainda no primeiro tempo, 19 minutos depois, Kieza teve gol bem anulado em lance semelhante.

O árbitro João Batista de Arruda, desde o início, gesticulava muito e distribuía cartões — foram dez amarelos no total, cinco para cada lado, mais o vermelho de Vinicius Junior. O clima de diplomacia entre as diretorias não se refletiu em campo. Em vários momentos, os ânimos ficaram exaltados. Vinicius Junior entrou aos 26 do segundo tempo e, dez minutos mais tarde, recebeu cartão vermelho direto por carrinho imprudente em Igor Rabello no meio-campo.

O Botafogo pressionou o Flamengo e só não empatou porque Diego Alves, que havia falhado diante do River Plate na quarta-feira, fez grandes defesas e salvou o time em cabeçada do zagueiro Marcelo.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 1 X 0 BOTAFOGO

Local: Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: João Batista de Arruda

Auxiliares: Luiz Antonio Muniz de Oliveira e Gabriel Conti Viana

Cartões amarelo: Rodrigo Pimpão, Ezequiel, Marcelo, Leandro Carvalho e Moisés (BOT) Diego, Lucas Paquetá, Jonas e Henrique Dourado (FLA)

Cartão vermelho: Vinicius Jr (FLA)

Gols: Rhodolfo, aos 3min do primeiro tempo;

Flamengo: Diego Alves; Rodinei, Réver (Léo Duarte), Rhodolfo e Renê; Jonas, Lucas Paquetá, Diego, Everton Ribeiro (Vinicius Jr) e Everton; Henrique Dourado (Felipe Vizeu) / Técnico: Paulo César Carpegiani

Botafogo: Gatito Fernández; Marcinho, Marcelo, Igor Rabello e Moisés; Rodrigo Lindoso; Rodrigo Pimpão (Brenner), João Paulo, Léo Valencia (Marcos Vinícius) e Ezequiel (Leandro Carvalho); Kieza / Técnico: Alberto Valentim

Você pode gostar
Comentários