Troféu da Copa do Mundo: edição de 2034 pode ter novidade no calendárioFabrice Coffrini / AFP

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, deixou aberta a possibilidade de a Copa do Mundo de 2034 acontecer apenas em janeiros de 2035, na Arábia Saudita. Em participação nesta quinta-feira da Assembleia Geral dos clubes europeus, em Roma, o dirigente pregou uma maior flexibilidade no calendário, para evitar que o torneio seja disputado em altas temperaturas durante o verão.
No caso da Copa na Arábia, a ideia é repetir o que já foi feito no Catar, em 2022, com jogos no inverno, em novembro e dezembro. Entretanto, a opção para janeiro de 2035 deve-se também ao Ramadã, período sagrado na religião muçulmana que cairá entre os dois meses no fim de 2034.
"Estamos discutindo isso com todos, o tempo todo, e não se trata apenas de uma Copa do Mundo, é uma reflexão geral", explicou Infantino ao ser perguntado por jornalistas, segundo o site 'The Athletic'.

Jogos de Copa entre março e outubro

O presidente da Fifa pediu que as pessoas envolvidas com futebol tenham a mente aberta por mudanças no calendário. Ele mostrou preocupação em adaptar as datas de acordo com o clima, levantando até mesmo a questão de não se jogar Copa do Mundo e Mundial de Clubes em junho e julho na Europa.
"Se você quiser jogar ao mesmo tempo em todos os lugares, então você pode jogar em março ou em outubro... Mesmo para jogar em alguns países europeus em julho, está muito, muito quente. Então, talvez precisemos pensar sobre os melhores meses para jogar futebol, que é junho na Europa. Não é muito usado, certo?"
"Talvez haja maneiras de otimizar o calendário, mas estamos discutindo isso. Só precisamos ter uma mente aberta."