Time titular do Flamengo no empate com o Grêmio, no MaracanãGilvan de Souza / Flamengo

Flamengo, Palmeiras e Botafogo são os clubes brasileiros que mais investiram em reforços nas três janelas deste ano. As equipes brasileiras fazem frente aos investimentos dos 12 maiores times europeus da atualidade quando o assunto é se reforçar.

Entretanto, é bom lembrar que os valores da tabela abaixo mostram o investimento dos europeus em apenas uma janela, a do verão, que se encerrou na última terça-feira (2).
Acompanhe o dia-a-dia do Flamengo em notícias diárias às 7h00 e às 17h00 - Canal do Youtube Resenha Rubro Negra
Acompanhe o dia-a-dia do Flamengo em notícias diárias às 7h00 e às 17h00Canal do Youtube Resenha Rubro Negra

Já os valores dos clubes brasileiros fazem referência à janela de janeiro, à janela especial para a Copa do Mundo de Clubes e à de julho.
Mesmo a diferença do Palmeiras, brasileiro mais bem colocado, com um gasto de 109,9 milhões de euros em reforços, sendo quase 5 vezes menor que a do Liverpool, detentor de 513,5 milhões de euros em apenas uma janela, já demonstra uma nova fase na vida dos clubes que, ou são bem geridos, como Palmeiras e Flamengo, ou contam com uma SAF poderosa, como por ora é o caso do Botafogo.
A organização financeira, aliada a um bom produto, pode fazer com que em até 10 anos, seja possível que os clubes brasileiros possam cada vez mais disputar as atenções de jogadores com os grandes clubes europeus.