Samuel Lino custou ao Flamengo 22 milhões de eurosGilvan de Souza/Flamengo

O Flamengo perdeu apenas sua terceira partida no Campeonato Brasileiro, mas foi o suficiente para deixar de ser líder. Apesar dos erros de arbitragem e da má atuação coletiva da equipe nos últimos jogos, a torcida elegeu Samuel Lino para representar toda a sua frustração e carregar a culpa pelos últimos resultados.
Na manhã desta segunda-feira (6), após o Palmeira ter assumido a liderança, o muro da Gávea amanheceu com pichações envolvendo o presidente Luis Eduardo Baptista, o BAP, e Samuel Lino.
Mas por que Samuel Lino entrou na mira dos torcedores?
Lino chegou em julho como a contratação mais cara da história do Flamengo, custando aos cofres rubro-negros a bagatela de 22 milhões de euros pagos ao Atlético de Madrid.

Entretanto, ele não teve a pré-temporada junto ao clube espanhol e fez toda a preparação em separado, até ser anunciado pela diretoria.

Desde sua estreia, Lino atuou em 16 jogos, sendo 13 como titular, marcando 2 gols e dando 4 assistências.

Mas o desempenho promissor dos primeiros jogos logo foi ficando para trás e a performance, aos poucos, foi caindo, até que o atleta parou de produzir e começou a protagonizar lances bizarros em campo.

Internamente, o Flamengo avalia que a carga excessiva de jogos o prejudicou, e a indisponibilidade de atletas que poderiam revesar com Lino no setor agravaram ainda mais o problema.

Samuel Lino. Flamengo enfrentou o Bahia, neste domingo (5), na Fonte Nova, pela 27ª rodada do Brasileirão - Gilvan de Souza/Flamengo
Samuel Lino. Flamengo enfrentou o Bahia, neste domingo (5), na Fonte Nova, pela 27ª rodada do BrasileirãoGilvan de Souza/Flamengo

Para o setor esquerdo do ataque, além de Lino, Filipe Luis deveria contar com Everton Cebolinha, Bruno Henrique e Michael.

Só que, devido ao baixo desempenho de Juninho, contratado no início do ano por 7 milhões de euros, Bruno Henrique acabou deslocado para a reserva de Pedro.

Cebolinha jamais mostrou o futebol da época de Grêmio no Flamengo, mas ainda assim sempre foi uma boa opção pelo setor.

Mas, segundo apuramos, o jogador vem sentindo um desconforto muscular que o levou inclusive a realizar exames em uma clínica particular na Barra da Tijuca para constatar aquilo que a equipe médica já havia diagnosticado: não há lesão, apenas dores musculares.

Com as queixas de dores, Filipe Luis não vem utilizando o atleta apesar do mesmo estar aparecendo nas listas de relacionados para os jogos.

O caso mais estranho é o de Michael.

O jogador, que sempre teve alta minutagem na equipe e mostrava-se disponível, este ano não consegue sequer ser relacionado pelo treinador rubro-negro.

Michael atacante do Flamengo pode ser negociado na próxima janela - Marcello Zambrana/AGIF
Michael atacante do Flamengo pode ser negociado na próxima janelaMarcello Zambrana/AGIF

Fontes dentro do clube associam as ausências de Michael ao pouco interesse do jogador em estar no clube. Desde janeiro deste ano ele vem insistindo para ser negociado.

Além disso, o atleta vem se lesionando constantemente nos treinamentos da equipe, deixando-o ainda mais distante dos jogos.

Com isso, Filipe Luis foi praticamente obrigado a utilizar Samuel Lino até o desgaste máximo do jogador, expondo o atleta, ainda que involuntariamente, a exibições abaixo da crítica, levando o atacante a entrar na alça de mira dos torcedores.
Acompanhe o dia-a-dia do Flamengo em notícias diárias às 7h00 e às 17h00 - Canal do Youtube Resenha Rubro Negra
Acompanhe o dia-a-dia do Flamengo em notícias diárias às 7h00 e às 17h00Canal do Youtube Resenha Rubro Negra

Faltando dez dias até a próxima partida contra o Botafogo, devido à Data Fifa, Filipe terá tempo para repensar o seu lado esquerdo de ataque e recuperar jogadores que podem revesar com Samuel Lino, para que o controle de carga beneficie suas atuações.