De La Cruz e Matias Viña, na berlinda no FlamengoMontagem Canal do YouTube Resenha Rubro Negra

O Flamengo venceu o Racing na partida de ida das semifinais da Libertadores da América, nesta quarta-feira (22), por 1 a 0, no Maracanã.

Com Saúl ainda se recuperando de dores no tornozelo e Alex Sandro muito preso ao setor defensivo, o técnico Filipe Luís precisava de um meia de criação e de um lateral-esquerdo ofensivo para mudar a partida que, até os 42 minutos do segundo tempo, seguia empatada sem gols.

De La Cruz, contratado por 16 milhões de dólares em dezembro de 2023, estava no banco de reservas e seria a opção óbvia para dar maior criatividade ao meio de campo rubro-negro.

De la Cruz e Saúl em treino do Flamengo - Gilvan de Souza / Flamengo
De la Cruz e Saúl em treino do FlamengoGilvan de Souza / Flamengo

Entretanto, Filipe Luís mais uma vez optou por não utilizar o uruguaio, que faz neste ano sua pior temporada desde que chegou ao Flamengo.

Com contrato válido até junho de 2026, De La Cruz soma, em 2025, apenas 1.662 minutos jogados — sendo 340 minutos pelo Campeonato Carioca — e apenas uma participação em gols.

Em 2024, De La Cruz atuou por 2.956 minutos, com oito participações em gols pelo Mengão.

Recentemente, o Dr. José Luiz Runco, ex-chefe do departamento médico do Flamengo, teve conversas vazadas em uma rede social, nas quais explicava a um colega que De La Cruz tem uma “lesão crônica, irreparável” em ambos os joelhos e que o clube estava fazendo o possível, mas a situação era “muito complicada”.
Canal do YouTube Resenha Rubro Negra - Montagem Canal do YouTube Resenha Rubro Negra
Canal do YouTube Resenha Rubro NegraMontagem Canal do YouTube Resenha Rubro Negra

O vazamento da conversa culminou na demissão do médico, mas, desde as declarações de Runco em julho deste ano, o jogador entrou em campo apenas sete vezes.

No River Plate, o técnico Marcelo Gallardo demonstra interesse em repatriar o jogador, e o Flamengo não deve dificultar uma eventual saída do meia, caso a equipe argentina apresente uma boa proposta.

De La Cruz e Marcelo Gallardo juntos no River Plate da Argentina - Internet
De La Cruz e Marcelo Gallardo juntos no River Plate da ArgentinaInternet

O mesmo, porém, não se aplica ao seu conterrâneo, o lateral-esquerdo Matías Viña.

O entendimento de José Boto, diretor técnico do Flamengo, e do treinador Filipe Luís é de que o atleta precisa de tempo para se recuperar da lesão que o tirou de campo por quase oito meses e que a pré-temporada do próximo ano o deixará em condições de disputar posição com Ayrton Lucas e Alex Sandro.

Matias Viña segue atividades programadas para sua recuperação no Flamengo - Reprodução
Matias Viña segue atividades programadas para sua recuperação no FlamengoReprodução

Boto e Filipe Luís já trabalham em uma reformulação do elenco, e nomes como os de Michael, Juninho, Everton Cebolinha e o próprio Nicolás De La Cruz puxam a fila da barca que deve deixar o Flamengo na próxima janela.

O próximo compromisso do Flamengo é neste domingo (26), pelo Campeonato Brasileiro.

A equipe do técnico Filipe Luís vai ao Ceará para enfrentar o Fortaleza, pela 30ª rodada do certame nacional.