O Flamengo é tricampeão da Libertadores e vai buscar o tetraAlexandre Vidal / Flamengo

O Flamengo conheceu, na noite da última segunda-feira (27), seus adversários na fase de grupos da Libertadores 2023: Racing (ARG), Aucas (EQU) e Ñublense (CHI). Presente no evento realizado na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, o vice de futebol Marcos Braz afirmou que o sorteio foi favorável.
"Acho que o grupo não é ruim. O único fato que dá desconforto é que a gente vai ter que sair para o Equador entre as duas finais do estadual. O jogo é na altitude, temos seis horas de viagem. Mas o Flamengo não pode reclamar", disse o dirigente.
Mesmo destacando as complicações de Quito, Braz preferiu olhar o lado positivo e supersticioso da coisa. Na campanha do bi da Libertadores, em 2019, o Fla enfrentou LDU e Emelec. Já na última temporada, ano da conquista do tri em cima do Athletico-PR, o clube da Gávea não enfrentou equatorianos, mas decidiu o título em Guayaquil.
"Se você fizesse uma análise do que a gente poderia pegar, o Flamengo ia jogar ou na Bolívia ou na Venezuela. Enfim, vamos jogar no Equador. Impressionante como a gente jogou no Equador nos últimos quatro anos. Caímos em frase de grupo no Equador, depois ia para o sorteio e caía no mata-mata (no Equador). Agora, nas últimas duas vezes em que fomos campeões passamos pelo Equador. O Equador sempre é bem-vindo e sempre vai morar no coração de todos nós", destacou.
O Grupo A conta com dois estreantes na competição, Aucas e Ñublense, e pedra nos sapatos de Marcos Braz e Flamengo nos anos em que mostrou sua força no continente: o Racing, clube argentino que eliminou o Rubro-Negro nas oitavas de final de 2020 dentro do Maracanã. O vice de futebol, no entanto, não quer pensar em um novo tropeço.
"Nesses quatro anos, estivemos em três finais. Na única final em que não chegamos nós não passamos por eles (Racing). Acho que é até um atrativo para chegarmos a esse grupo e termos a oportunidade de uma boa revanche. Não na síntese da palavra, mas acho que o futebol é isso. Vamos ver se dá certo e se temos mais sorte. Caímos para eles nos pênaltis. Tomara que o Flamengo tenha mais sorte agora."