César Farias é o técnico do AucasDivulgação/Aucas

Rio - O Flamengo inicia, na próxima quarta-feira (5), às 19h (de Brasília), sua trajetória em busca do tetracampeonato da Libertadores contra um adversário pouco conhecido. O Rubro-Negro irá a Quito, no Equador, enfrentar o modesto Aucas, que disputará a principal competição da América do Sul pela primeira vez em sua história.
Apesar de não ter fama, o Aucas coleciona alguns fatos curiosos sobre sua história. O primeiro deles é sobre sua fundação, em 1945. O clube foi criado por um gerente e um engenheiro da multinacional petrolífera Shell, o que inclusive definiu o amarelo e o vermelho como suas cores, a exemplo da bandeira do posto de combustível. Além disso, o nome é uma homenagem a um índio da tribo Auca, que tem seu rosto estampado no escudo.
Escudo do Aucas tem as cores da multinacional Shell - Reprodução
Escudo do Aucas tem as cores da multinacional ShellReprodução
Mesmo com quase oito décadas de existência, o Aucas nunca figurou entre os grandes times do Equador. Ao longo de sua história, a equipe alternou entre as três divisões e nunca havia conquistado o principal campeonato nacional. No entanto, no ano passado, o clube colocou fim ao jejum e conseguiu o maior título de sua história ao vencer o Barcelona-EQU, na final do Campeonato Equatoriano.

Aucas x LDU

Pelo fato de ter sua sede em Quito, o Aucas mantém uma grande rivalidade contra uma velha conhecida do futebol carioca: a LDU, campeã da Libertadores de 2008 em cima do Fluminense, no Maracanã. Os dois times protagonizam o duelo mais antigo da capital equatoriana e, assim como a Liga, o Aucas tem a altitude a seu favor nos jogos dentro de casa.

Reforço recém-contratado

Para disputar sua primeira Libertadores, a principal aposta do Aucas é um velho conhecido do futebol brasileiro. Nos últimos dias, o clube anunciou a contratação do meia Rómulo Otero, de 30 anos, ex-Atlético-MG, Corinthians e Fortaleza. O venezuelano fez sua estreia no último sábado, no empate em 2 a 2 com o Libertad de Loja, pela Liga Equatoriana, e deve estar à disposição contra o Flamengo.
Otero é o principal reforço do Aucas para a Libertadores - Divulgação/Aucas
Otero é o principal reforço do Aucas para a LibertadoresDivulgação/Aucas
Além do Aucas, o Flamengo ainda terá pela frente no Grupo A o tradicional Racing, da Argentina, e o Ñublense, do Chile. O Rubro-Negro tentará defender seu título, já que conquistou a Libertadores em 2022.