Vítor Pereira, técnico do Flamengo, tem retrospecto ruim em torneios sul-americanosFadel Senna / AFP

Rio - Em meio às finais do Campeonato Carioca, onde abriu vantagem ao vencer o Fluminense por 2 a 0 no jogo de ida, o Flamengo inicia nesta quarta-feira (5), às 19h (de Brasília), contra o Aucas, em Quito, sua trajetória em busca do tetracampeonato da Libertadores. Será a segunda vez que o técnico Vítor Pereira disputará a competição.
Caso queira ter sucesso com o Flamengo no torneio, Vítor Pereira vai precisar melhorar seu retrospecto em competições sul-americanas. Desde que chegou ao Brasil, em 2022, na época para comandar o Corinthians, o treinador já disputou 12 jogos e conseguiu apenas três vitórias, somando cinco empates e quatro derrotas, o que lhe dá um aproveitamento de apenas 38,88%.
Nesta dúzia de partidas, estão incluídos os dois jogos do Flamengo na Recopa deste ano, contra o Independiente Del Valle. Na ocasião, a equipe do técnico português foi derrotada por 1 a 0 no Equador e devolveu o placar no Maracanã, mas acabou perdendo nos pênaltis e ficou com o vice.
Atual campeão da Libertadores, o Flamengo está no grupo A da competição, ao lado de Racing, Aucas e Ñublense. O time carioca tenta se reerguer na temporada após um início de ano conturbado, com a perda da Supercopa do Brasil, do Mundial e da Recopa.