Filipe LuísGilvan de Souza / Flamengo

Rio - O Flamengo fará nesta quarta-feira contra o Aucas, do Equador, a sua estreia na Libertadores de 2023. Atual campeão da competição, o Rubro-Negro terá que iniciar a luta pelo quarto título enfrentando, além da equipe equatoriana, a temida altitude. Experiente, o lateral-esquerdo Filipe Luís abordou as dificuldades de atuar em regiões muito acima do nível do mar.
"É um jogo difícil porque na altitude a sensação sempre é de que você está sem força. Sensação de que eles são mais rápidos, mais leves e que eles estão melhores com a bola. Temos que reconhecer essa sensação fisiológica do nosso corpo e a partir daí tentar controlar e dominar o jogo com a bola. Fazer com que eles corram e que eles se desgastem mais. É difícil, é uma situação complicada nesse jogo, mas acredito que, com toda a experiência nessa história, a gente consegue fazer um grande jogo", disse durante o Media Day da TV Globo.
No Flamengo desde 2019, Filipe Luís conquistou duas Libertadores e já passou por muitas partidas contra equipe que atuavam na altitude. O veterano relembrou uma sensação vivida no período em que Jorge Jesus comandava a equipe.
"Lembro de muitas discussões até com o Jorge Jesus na época porque a gente não estava fazendo o que ele queria, mas é que não dava. Fisicamente não dava. A gente não estava conseguindo, a gente não chegava, e ele não aceitava. A partir daquele jogo ele entendeu o que era jogar mesmo na altitude e sentir a dificuldade da altura", opinou.