Jogadores do Flamengo lamentam derrota para o São Paulo no jogo de ida da final da Copa do Brasil, no MaracanãMauro Pimentel/AFP
Em nona final de Copa do Brasil, Flamengo perde pela primeira vez jogo de ida
Rubro-Negro terá de mudar seu histórico quando decide como visitante para conquistar o penta
O Flamengo atual não apenas viu a busca do penta da Copa do Brasil se complicar como também alcançou uma marca negativa. A derrota por 1 a 0 para o São Paulo em pleno Maracanã foi a primeira vez em nove decisões da competição que o Rubro-Negro saiu em desvantagem no jogo de ida.
Além disso, o Flamengo conta com o histórico desfavorável. Das três vezes em que decidiu o título fora de casa, foi vice nas duas em que não venceu como mandante na ida, ambas contra o Cruzeiro.
Em 2003, empatou em 1 a 1 no Maracanã e perdeu por 3 a 1 em Minas. E, em 2017, novamente ficou no 1 a 1 no Rio. Com novo empate, desta vez por 0 a 0 no Mineirão, o Rubro-Negro perdeu o título nos pênaltis.
Na outra final em que fez o primeiro jogo como mandante, em 1990, venceu o Goiás em Juiz de Fora por 1 a 0, e celebrou o título da Copa do Brasil pela primeira vez com um 0 a 0 em Goiânia.
Para ser campeão em 2023 no próximo domingo (24), o Rubro-Negro precisará quebrar essa marca e também conseguir um feito inédito, já que jamais um clube que perdeu o primeiro jogo em casa na final da Copa do Brasil conseguiu o título fora.
- Campeão em 1990: na final contra o Goiás, Fernando fez o gol da vitória em Juiz de Fora, na partida de ida, e o Rubro-Negro empatou em Goiânia em 0 a 0.
- Vice em 1997: com Romário no time, empatou em 0 a 0 com o Grêmio em Porto Alegre, e em 2 a 2 no Maracanã, perdendo o título no critério de gol fora.
- Vice em 2003: empatou 1 a 1 no Rio e perdeu para o Cruzeiro por 3 a 1 em Minas Gerais.
- Vice em 2004: após empate em 2 a 2 fora, o Flamengo perdeu por 2 a 0 em pleno Maracanã, para o improvável Santo André.
- Campeão em 2006: Na conquista sobre o rival Vasco, foram duas vitórias. Obina e Luizão garantiram o 2 a 0 na ida, e Juan fez o gol no 1 a 0, na volta.
- Tricampeão em 2013: empatou em 1 a 1 com o Athletico-PR, em Curitiba, com gol de Amaral, e venceu no Maracanã por 2 a 0, com Hernane Brocador e Elias marcando.
- Vice em 2017: Após empate em 1 a 1, no Rio, e outro em 0 a 0, em Minas, perdeu para o Cruzeiro por 5 a 3 nos pênaltis.
- Tetra em 2022: O Rubro-Negro empatou em 0 a 0 com o Corinthians, em São Paulo, e foi campeão nos pênaltis por 6 a 5, após 1 a 1 no tempo regulamentar.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.