Desde que assumiu o Flamengo, Tite diz que objetivo é garantir vaga na fase de grupo da LibertadoresMarcelo Cortes / Flamengo

A estreia de Tite pelo Flamengo completou um mês no domingo (19) com claros sinais de evolução, principalmente taticamente, mas também com problemas de antes, como a oscilação durante os jogos e a queda física nos segundos tempos. Ainda assim, o saldo é positivo diante do que o treinador pegou ao assumir o cargo.
Desde o confronto com o Cruzeiro, em 19 de outubro, o Flamengo de Tite obteve quatro vitórias e um empate, além de ter perdido duas vezes, num aproveitamento de 61%. Foram 12 gols marcados e seis sofridos em sete jogos, sendo que o time fez em todos e não foi vazado em quatro, numa clara evolução.
Durante esses jogos, Tite começou utilizando um 4-4-2 e, aos poucos, passou ao esquema que gosta mais de utilizar, o 4-3-3. Além da fazer variações durante as partidas, o treinador conseguiu deixar o Rubro-Negro mais organizado ofensivamente de defensivamente, e com um padrão.
Ainda assim, ele busca a formação titular ideal. Gerson, por exemplo, começou mais pela esquerda, para Arrascaeta ficar centralizado, mas agora está jogando como segundo volante, ao lado de Pulgar, com Thiago Maiaa indo para o banco.
Outras mudanças foram no ataque. Everton Cebolinha e Luiz Araújo cresceram com a chegada do treinador e passaram a ser titulares, e Bruno Henrique perdeu espaço recentemente. Na lateral direita, Matheuzinho ganhou a vaga de Wesley, enquanto, na esquerda, Filipe Luís e Ayrton fazem um rodízio por enquanto.
E um dos grandes méritos de Tite em relação aos jogadores, neste início de trabalho, é a recuperação de Pedro. Com cinco gols em sete jogos, o camisa 9 cresceu muito seu desempenho. Antes do treinador, ele havia balançado redes três vezes em 15 partidas e vivia jejum de mais de quatro meses sem marcar com a bola rolando.
Apesar dos méritos, Tite ainda tem trabalho a fazer nas rodadas que faltam. Com o título praticamente descartado após empate com o Fluminense, em mais um segundo tempo para esquecer, o Flamengo ainda precisa se garantir na fase de grupos da Libertadores, uma obrigação que ficou mais próxima com os recentes desempenhos, apesar do sexto lugar no Brasileirão atualmente. E já se preparar para a temporada de 2024.