O jogo decisivo entre Flamengo e Chelsea, nesta sexta-feira (20), valendo a liderança do Grupo D do Mundial de Clubes, marcará o reencontro de Filipe Luís com o clube inglês. Em 2014, o técnico do Rubro-Negro teve uma passagem curta de um ano pelos Blues.
À época, o ex-jogador buscava uma nova experiência. Depois de nove anos no futebol espanhol, sendo quatro deles no Atlético de Madrid, decidiu aceitar o desafio na Inglaterra. No dia 18 de julho de 2014, foi anunciado pela equipe.
Com a camisa 3, chegou com status de grande contratação. No entanto, vivenciou uma situação incomum: a de não ser titular com frequência. Dentro do elenco, fazia parte de uma rotação dentro da posição com Ivanovic e Azpilicueta. Foram 26 jogos, sendo 20 como titular. Os concorrentes, por sua vez, fizeram 49 e 40 partidas, respectivamente, naquela temporada.
Filipe Luis ficou apenas um ano no ChelseaBen Stansall / AFP
A situação gerou desconforto com José Mourinho. Em 2021, deu entrevista ao jornal inglês 'The Guardian' e afirmou que se sentiu "traído" pelo técnico. "Quando fiquei no banco para o primeiro jogo da temporada, bati na porta da sala de Mourinho e disse: 'Por que você me trouxe aqui? Por que simplesmente não me deixou no Atlético?'. Ele disse que não se sentia tão seguro defensivamente comigo na equipe como com Azpilicueta", revelou.
Além disso, situações como o trânsito caótico de Londres e a cobertura da imprensa no país o fizeram sentir saudades da vida em Madri. Inclusive, antes mesmo da temporada 14/15 terminar, rumores de um retorno para o Atleti já aconteciam, e acabaram virando realidade. Em 28 de julho de 2015, os Colchoneros confirmaram a volta de Filipe, onde permaneceu até 2019.
Para o atual treinador do Flamengo, o reencontro é "especial". Como jogador, atuou contra os Blues em duas ocasiões, há oito anos. Porém, afirmou que não terá a mesma sensação de um atleta revendo um ex-clube.
"Como treinador, não é a mesma sensação de um jogador reencontrando o clube. Nós temos a intenção de fazer um bom trabalho, para deixar tudo preparado para os jogadores, para que eles possam se sentir confortáveis dentro de campo. E que possamos fazer um grande jogo, porque realmente o Chelsea tem um time excelente. É um dos melhores da Europa. Jogam um dos melhores futebol do continente. É dominante, tem a bola, gostam de propor jogo, pressionam alto, então, eles vão com certeza causar muitas dificuldades", disse Filipe Luis, ao site da Fifa.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.