Momento em que Fausto Vera cometa falta em Gonzalo PlataReprodução/CBF
Flamengo x Atlético-MG: saiba por que Fausto Vera não foi expulso pela falta em Plata
Árbitro mudou a marcação de pênalti para infração fora da área, mas manteve o cartão amarelo
Rio - A CBF divulgou o áudio do VAR sobre o lance da não expulsão de Fausto Vera, que cometeu falta em Gonzalo Plata na vitória do Flamengo por 1 a 0 diante do Atlético-MG, válida pelo Brasileirão. Inicialmente, o árbitro Ramon Abatti Abel assinalou pênalti e puniu o atleta do Galo com amarelo. Após rever o lance no monitor, ele confirmou que a infração foi fora da área, mas manteve a cor do cartão.
O entendimento do árbitro responsável pelo VAR, Marcio Henrique de Gois, e do árbitro de campo, Ramon Abatti Abel, é de que havia a possibilidade de outro defensor do Atlético-MG ficar com a bola após Plata tentar o domínio.
VAR: Ramon, é Gois falando. O lance foi fora da área. Porém, te recomendo uma revisão para não DOGSO*, porque você disse (aos jogadores) que se for fora da área é vermelho.
Árbitro: Para ti não houve a infração?
VAR: Houve a infração. Porém, não há a possibilidade de DOGSO* no entendimento da cabine porque o domínio vem para trás e ele perde a verticalidade.
VAR: Vou te mostrar a infração. A infração é aqui. Agora vou te mostrar em velocidade lenta e depois na normal para você perceber que o domínio vem para trás.
Árbitro: Ok, tem um tranco embaixo. Porém, tem um defensor que tem possibilidade de dominar essa bola.
Árbitro: Ok, vou voltar com tiro livre direto e cartão amarelo porque tem um defensor que tem possibilidade de dominar a bola.
*DOGSO significa "Denial of Obvious Goal Scoring Opportunity" (em português, "Negação de uma Oportunidade Clara de Gol").
Tabela e agenda
Na etapa complementar, Léo Ortiz balançou as redes e garantiu a vitória ao Flamengo por 1 a 0. Com o resultado, o Rubro-Negro chegou aos 36 pontos e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro.
Agora, o Fla vira a chave para a Copa do Brasil, e o adversário será novamente o Galo. As duas equipes vão medir forças nesta quinta-feira (31), a partir das 21h30, no Maracanã, pelo jogo de ida das oitavas de final.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.