Gonzalo Plata em treino do FlamengoGilvan de Souza / Flamengo

Rio - O Flamengo viu uma brecha para pedir a anulação da polêmica expulsão de Gonzalo Plata na vitória sobre o Estudiantes por 2 a 1, válida pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores. Isso porque, em 2018, a Conmebol reverteu a expulsão do zagueiro Dedé, que defendia o Cruzeiro na época, em uma partida da competição. A informação foi dada primeiro pelo 'ge'.
Naquela ocasião, Dedé recebeu o vermelho durante o segundo tempo da partida contra o Boca Juniors, válida pelas quartas da Libertadores. O zagueiro teve um choque de cabeça involuntário com o goleiro Andrada e foi expulso.
O presidente do Cruzeiro da época, Wagner Pires, e o então superintendente de futebol da Raposa, Benecy Queiroz, foram à sede da Conmebol, em Luque (PAR), para pedir o cancelamento da expulsão. A CBF também enviou um ofício para a entidade.
Expulsão de Plata
Gonzalo Plata foi expulso após receber o segundo cartão amarelo, aos 37 minutos do segundo tempo, quando o Flamengo vencia a partida por 2 a 0. O atacante colocou o pé na direção da bola e recebeu um chute do atleta do Estudiantes. No entendimento da arbitragem, a falta foi do equatoriano.
Agenda do Flamengo
A partida da volta acontece na próxima quinta-feira (25), a partir das 21h30 (de Brasília), em La Plata, na Argentina. O Rubro-Negro joga por um empate para a avançar à semifinal da Libertadores.
Antes, porém, a equipe de Filipe Luís terá o Clássico dos Milhões no fim de semana. Flamengo e Vasco vão medir forças no domingo (21), às 17h30, no Maracanã, pela 24ª rodada do Brasileirão.