Gonzalo Plata foi expulso injustamente em Flamengo 2x1 EstudiantesGilvan de Souza/Flamengo
Vídeo: análise do VAR confirma erro de árbitro em Flamengo x Estudiantes
Conclusão ajuda em objetivo do Rubro-Negro em buscar anulação da suspensão de Gonzalo Plata
A Conmebol divulgou a análise do VAR com a conclusão de que o árbitro errou na expulsão de Gonzalo Plata, na vitória do Flamengo sobre o Estudiantes por 2 a 1, pela Libertadores. O vídeo também ressalta que o responsável pelo VAR não pôde interferir porque não foi um lance de cartão vermelho direto ou de pênalti.
"O atacante joga a bola e o defensor de camisa branca chuta o pé do atacante e ambos caem no chão, não configurando infração do atacante. O árbitro observa a ação e sanciona incorretamente o jogador rubro-negro", avaliou a Conmebol.
VAR conclui que não pode interferir
O vídeo também apresenta o áudio entre os responsáveis pelo VAR. Após a análise de vários ângulos e de muitas repetições do lance, o árbitro de vídeo vê que a falta do jogador do Estudiantes foi fora da área e conclui:
"Aí não posso entrar. Sim, foi fora da área. Não tenho como entrar. Vamos".
Flamengo tenta anular expulsão
A confirmação do erro do árbitro colombiano Andres Rojas reforça o pedido da diretoria rubro-negra para anulação do cartão vermelho de Plata. O objetivo é contar com o atacante na partida de volta, na quinta-feira (25), na Argentina.
O Flamengo acredita ser possível mudar a decisão, baseando-se num precedente que aconteceu em 2018, também numa expulsão errada. Na época, o Cruzeiro conseguiu liberar o zagueiro Dedé para jogar na partida seguinte.
Enquanto o Rubro-Negro ainda avalia o pedido, a Conmebol confirmou a suspensão de Plata, em documento enviado pela comissão disciplinar ao clube, nesta sexta-feira (19).
O que aconteceu em Flamengo x Estudiantes
Gonzalo Plata foi expulso ao receber o segundo cartão amarelo, aos 36 minutos do segundo tempo, quando o Flamengo vencia a partida por 2 a 0. O atacante colocou o pé na direção da bola e recebeu um chute do defensor do Estudiantes.
No entendimento da arbitragem, a falta foi do equatoriano, o que gerou revolta entre os rubro-negros, que pediram pênalti, o que também não ocorreu.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.