Alex Sandro segue em tratamento para recuperação de lesão na panturrilha esquerda Adriano Fontes / Flamengo

Rio – A seleção brasileira contará com dois jogadores experientes do Flamengo: Danilo e Alex Sandro foram convocados para os amistosos de novembro. No entanto, ambos sofreram com lesões ao longo da temporada, e a maior preocupação recai sobre o lateral-esquerdo, titular da equipe, devido à sobrecarga que enfrentará e ao calendário apertado, marcado por uma sequência de compromissos importantes.
O camisa 26, de 34 anos, ficou fora da lista de relacionados nos últimos dois jogos do Rubro-Negro, contra Fortaleza e Sport. O clube carioca informou que o jogador foi poupado devido ao controle de carga estabelecido pelo departamento médico.
Alex Sandro, só em 2025, já passou quatro vezes pelo departamento médico do Flamengo, perdendo cerca de 15 jogos. No total, o lateral-esquerdo ficou aproximadamente três meses afastado dos gramados por conta de lesões. Dos titulares, o camisa 26 só teve mais jogos do que Pulgar, que ficou afastado por uma fratura no pé direito. Na penúltima convocação, em setembro, o atleta já havia sido cortado por causa de uma lesão na panturrilha esquerda. 
A data Fifa seria um período importante para o descanso e fortalecimento dos atletas, devido à sequência de jogos importantes. Com a convocação, além da possível sobrecarga na Seleção, o lateral também pode perder dois jogos pelo Flamengo: contra o Sport, dia 15 de novembro, e contra o Fluminense, dia 19.
A seleção brasileira enfrentará Senegal no dia 15 de novembro, no Emirates Stadium, em Londres, e Tunísia no dia 18, em Lille, na França. Esses serão os últimos compromissos do Brasil em 2025.