Léo Ortiz em treino do FlamengoAdriano Fontes/Flamengo

Rio - Escolhido ao lado de Léo Pereira como zagueiro da "seleção do Brasileiro", Léo Ortiz, de 29 anos, se consolidou em 2025 como peça fundamental do Flamengo. Campeão da Libertadores, da Série A e da Copa do Brasil, o defensor admitiu que tem o sonho de atuar no futebol europeu.
"Lógico que sempre brilha a questão de jogar no futebol europeu. Eu sou muito feliz aqui no Flamengo, disputando todos os títulos. Esse ano foi um ano muito especial para mim, que eu nunca acho que imaginaria viver isso tão rápido. Em mais ou menos um ano e meio de Flamengo, já ser campeão da Copa do Brasil, Libertadores, Brasileiro e disputar dois Mundiais no mesmo ano. Foi um ano especial, um ano de realizações. Era isso que eu gostaria de viver", disse em entrevista ao "GE".
Léo Ortiz afirmou que provavelmente no começo do ano, quando a janela europeia se abrir e se intensificar, será natural que propostas cheguem ao Flamengo.
"Lógico, o momento de janela é aquela coisa: pintam muitas coisas, muitos interesses, e eu sou muito grato por isso, porque isso mostra como foi meu ano, valoriza tudo que construí durante. Mas, pelo menos enquanto os jogos acontecem, enquanto ainda não acaba essa temporada, ainda sou muito focado nos jogos. Deixo meu estafe, tanto meu empresário quanto a minha irmã, que são as pessoas que trabalham comigo, para cuidar dessas coisas", afirmou.
A contratação de Léo Ortiz foi selada pelo Flamengo no ano passado depois de meses de negociações com o Bragantino. O Rubro-Negro pagou 7 milhões de euros (algo em torno de R$ 37, 6 milhões) na cotação da época. 
O defensor já recebeu consultas do futebol europeu, mas o Rubro-Negro deixou claro que o vê como peça fundamental e não deseja vendê-lo. Ortiz tem contrato com o Flamengo até o fim de 2028.