Fernando Diniz deve repetir a escalação que enfrentou a Portuguesa Marcelo Gonçalves/Fluminense FC

Rio - O Fluminense precisará encontrar forças para superar o Volta Redonda e chegar à final do Campeonato Carioca pelo quarto ano consecutivo. O Time de Guerreiros foi derrotado nos dois confrontos contra o rival na temporada e aposta na sua força no Maracanã para reverter a derrota por 2 a 1 no jogo de ida da semifinal do estadual. 
Campeão da Taça Guanabara, o Fluminense tem a vantagem do empate e precisa vencer por pelo menos um gol de diferença para chegar à final. E o passado pode servir como inspiração para os tricolores. Em 2005, o Flu perdeu o primeiro jogo da final do Carioca para o Volta Redonda, mas reverteu o placar no segundo e foi campeão. Em entrevista ao O DIA, o ex-zagueiro Antônio Carlos relembrou o gol do título.
"Nós tínhamos um bom time e éramos bem treinados. Estávamos ganhando o primeiro jogo por 2 a 0, mas deu pane geral e levamos a virada. No segundo jogo, saímos perdendo, mas as coisas foram dando certo. Quando viramos para 2 a 1, continuamos indo para cima e aconteceu o terceiro. É o gol mais marcante e importante da minha carreira. O gol me trouxe reconhecimento", disse. 
Em 2005, Fluminense e Volta Redonda decidiram o Campeonato Carioca. No primeiro jogo, o Flu abriu 2 a 0, mas sofreu a virada e chegou a perder por 4 a 2. Nos minutos finais, Tuta descontou para 4 a 3 e manteve o time vivo. Na segunda partida, o Voltaço saiu na frente, mas o Tricolor reagiu, conseguiu a virada na etapa final e marcou o gol do título nos acréscimos, com Antônio Carlos.
Nos últimos cinco jogos contra o Volta Redonda, o Fluminense perdeu quatro e ganhou apenas um. Neste ano, são dois jogos e duas derrotas. Para chegar à final, o Time de Guerreiros conta principalmente com o apoio da torcida no Maracanã. Mais de 36 mil ingressos foram vendidos antecipadamente. Antônio Carlos acredita que a presença em massa da torcida fará a diferença. 
"O jogo (de ida) estava bem igual. Quando o Volta Redonda faz o primeiro gol, o Fluminense se atirou ao ataque e deu espaços. Eles têm um bom volume de jogo quando jogam no contra-ataque. A torcida e o Maracanã vão fazer a diferença", afirmou Antônio Carlos, que encerrou a carreira em 2020 após defender o Olaria na segunda divisão do Carioca.
Revelado no Fluminense, Antônio Carlos subiu para o profissional em 2003 e integra a lista de jogadores de Xerém que fizerem sucesso neste século. Marcado na história do clube pelo gol do título carioca em 2005, o ex-jogador teve duas passagens (entre 2003-2005 e em 2015). Ao todo, soma 110 jogos, 12 gols e as conquistas da Taça Rio e do Carioca de 2005.
 
 
 
"Xerém sempre foi assim. Muitos jovens subindo. O segredo deve ser a água de lá (risos). Fico feliz por essa garotada que tem a oportunidade e consegue fazer o melhor", pontuou o ex-jogador, que relembrou que conviveu com o lateral-esquerdo Marcelo nos seus primeiros dias como profissional. 
"Eu vi o Marcelo subindo para o profissional. Já o conhecia jogando em Xerém. Sempre foi craque e provou isso para o mundo no Fluminense, no Real Madrid e na seleção brasileira. Tomara que ele lembre que a primeira concentração dele foi comigo (risos)", finalizou. 
O Fluminense enfrenta o Volta Redonda neste sábado (18), às 16h (de Brasília), no Maracanã, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Carioca. Na ida, o Time de Guerreiros foi derrotado por 2 a 1. Para chegar à final, precisa vencer pelo menos por um gol de diferença. Campeão da Taça Guanabara, o Flu tem direito a vantagem do empate no placar agregado.