Marcelo deve estrear pelo Fluminense Marcelo Gonçalves/Fluminense FC
Fluminense enfrentará um peruano pela primeira vez na Libertadores
Tricolor encara o Sporting Cristal, em Lima, nesta quarta-feira (5)
Rio - O Fluminense inicia a busca pelo tão sonhado título da Libertadores contra um adversário inédito. O Tricolor encara o Sporting Cristal, nesta quarta-feira (5), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Nacional, em Lima, no Peru, pela primeira rodada da fase de grupos. Será a primeira vez que o Flu enfrentará uma equipe peruana na competição.
Na história, o Fluminense já enfrentou times peruanos 17 vezes e soma nova vitórias, três empates e cinco derrotas, com 46 gols feitos e 35 sofridos. Ao todo, 16 dos 17 jogos foram como visitante, já que a maioria foram amistosos realizados nos anos 50 contra os principais times do país, como Alianza Lima, Universitário e o próprio Sporting Cristal.
Em 1957, o Fluminense realizou uma série de amistosos em Lima, no Peru. O Tricolor jogou quatro partidas, venceu três e perdeu um. O Flu derrotou o Universitário por 3 a 2 e bateu o Alianza Lima duas vezes por 4 a 3 e 3 a 2, respectivamente. A única derrota foi uma dura goleada por 4 a 1 para o Sporting Cristal, o adversário da estreia na Libertadores de 2023.
Em competições oficiais, o Fluminense enfrentou equipes peruanas apenas uma vez. Na Copa Sul-Americana de 2009, o Tricolor eliminou o Alianza Atlético, nas oitavas de final. Na ida, as equipes empataram por 2 a 2, mas na partida de volta o Time de Guerreiros venceu por 4 a 1 e avançou às quartas da competição. O Flu terminou aquela edição como vice-campeão.
Adversário inédito é comandado por velho conhecido de Diniz
Terceiro maior campeão nacional do Peru, o Sporting Cristal atualmente é comandado por um nome bem conhecido do futebol brasileiro. O técnico Tiago Nunes, pupilo de Fernando Diniz no Athletico-PR, é o treinador dos Rimenses.
Em 2018, Tiago Nunes foi promovido de interino na equipe de Aspirantes para treinador do time principal do Athletico-PR após a demissão de Fernando Diniz. Na época, o técnico foi responsável por levar o Furacão ao título da Sul-Americana.
Cinco anos depois, os treinadores se reencontram em momentos distintos. Após o sucesso no Athletico-PR, Tiago Nunes não conseguiu repetir a dose no Corinthians, Grêmio e Ceará, e precisou se encontrar fora do Brasil. Já Diniz, depois de muitas críticas, se consolidou no Fluminense.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.