Felipe MeloLeonardo Brasil/Fluminense FC
Defesa do Fluminense se destaca com solidez e participação no ataque
Tricolor não foi vazado em 11 dos 20 jogos na temporada
Rio - Existe uma máxima dentro do futebol que diz: um bom time começa por uma boa defesa. E a solidez defensiva tem sido um dos principais fatores para o sucesso do técnico Fernando Diniz no Fluminense. A vitória sobre o Athletico-PR por 2 a 0, neste sábado (22), no Maracanã, pela segunda rodada do Brasileirão, foi a sexta seguida na temporada e a quarta consecutiva sem ser vazado.
Ao longo da carreira, Fernando Diniz sempre se destacou pelo estilo de jogo ofensivo, mas no Fluminense tem chamado a atenção também pelo bom desempenho defensivo do time. Nesta temporada, o Flu sofreu apenas 10 gols em 20 jogos e tem a melhor defesa entre os times da Série A do Brasileirão. A defesa tricolor não foi vazada nos últimos quatro jogos e também tem contribuído ofensivamente.
Nos últimos seis jogos, o Fluminense marcou 16 gols, sendo seis de defensores: Nino marcou três, enquanto Felipe Melo, Vitor Mendes e Marcelo marcaram um cada. Nos últimos quatro jogos, os defensores marcaram quatro dos nove gols e não foram vazados em nenhuma das partidas. Já na temporada, a defesa teve participação em 13 dos 44 gols do time e não sofreu gols em 11 das 20 partidas.
Felipe Melo em alta
Muito criticado no ano passado, Felipe Melo deu a volta por cima nesta temporada. O veterano, de 39 anos, sofreu com lesões e dores no último ano, mas parece recuperado. Ele foi titular nos últimos quatro jogos, marcou um gol e tem recebido elogios dos torcedores e também do técnico Fernando Diniz.
"O Felipe Melo é tão bom que, com quase 40 anos, conseguiu jogar uma final com dores nas costas e fez uma partida impecável. Nós temos um ganho técnico. É óbvio que não é o mesmo de dez anos atrás, mas é muito acima da média", disse o técnico Fernando Diniz após a vitória sobre o Athletico-PR.
"Existe uma necessidade grande de arrumar culpado. Desde o ano passado tentaram encerrar a carreira dele com muitas críticas injustas. No ano passado, ele teve dores fortíssimas, mas ama o futebol e queria terminar a carreira de outro jeito. Espero que consiga, é um grande personagem", completou.
A presença de Felipe Melo em campo, como titular, é sinônimo de vitória para o Fluminense. Ao todo, o camisa 30 soma 20 jogos como titular, com 15 vitórias, um empate e quatro derrotas. Com ele titular, o Tricolor não sofreu gol em 11 oportunidades.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.