Manoel voltou a entrar em campo após 79 dias fora devido a uma cirurgia no joelhoMailson Santana / Fluminense

Após 79 dias longe dos gramados, Manoel voltou a entrar em campo na última terça-feira (26), na vitória por 3 a 0 sobre o Paysandu, válida pela terceira fase da Copa do Brasil. Ele entrou no intervalo, no lugar de Felipe Melo, e teve uma atuação segura. Após o jogo, o zagueiro, de 33 anos, comemorou seu retorno, e afirmou que deseja deixar dúvidas ao técnico Fernando Diniz sobre quem deve ser o defensor titular do Fluminense.
"Fiquei esse tempo afastado por conta de uma lesão e é um jogo de paciência e foco para voltar 100%. Graças a Deus a recuperação foi muito boa e devo muito aos profissionais do clube. Tive a oportunidade de entrar na partida e só pensava em dar o meu melhor", afirmou Manoel.
"Todos os jogadores querem buscar seu espaço, estar jogando, e comigo não é diferente. Temos um elenco qualificado, muito unido, onde todos se respeitam, e isso é o mais importante. Os outros zagueiros também estão jogando muito bem, e isso é uma dor de cabeça boa para o Diniz. Espero que eu possa seguir ajudando o Fluminense, voltar a marcar gols, que também é importante. Agora é continuar trabalhando firme para que a gente siga nessa pegada positiva em busca dos nossos objetivos", complementou.
A última partida que Manoel havia disputado foi contra o Audax, válida pela sétima rodada da Taça Guanabara. Antes da lesão, era titular incontestável no time de Fernando Diniz e, após ficar fora por tanto tempo, outros jogadores da posição ganharam espaço. David Braz assumiu a titularidade imediata, mas deu lugar a Felipe Melo, que vem fazendo boas partidas. Além disso, Vitor Mendes convence quando é acionado e também é cotado para o time titular.
O próximo compromisso do Fluminense é no próximo sábado (29), às 16h30, quando vai até a Arena Castelão enfrentar o Fortaleza, em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor carioca é o líder, com seis pontos, o Leão do Pici ocupa a terceira posição, com quatro.